Fiat Punto: Óleo do motor

Motor 1.4 Fire - fig. 5

A = vareta de verificação

B = bocal de enchimento

Motor 1.6 16V FLEX - fig. 6

A = vareta de verificação

B = bocal de enchimento

Motor 1.8 16V FLEX - fig. 6

A = vareta de verificação

B = bocal de enchimento

Óleo do motor

Motor 1.4 16V Turbo gasolina - fig. 7

A = vareta de verificação

B = bocal de enchimento

ADVERTÊNCIA: verifique o nível e efetue a troca do óleo do motor de acordo com a frequência indicada no "Plano de Manutenção Programada".

O nível do óleo deve estar entre as referências MIN e MAX marcadas na vareta de controle. O espaço entre elas corresponde a cerca de 1 litro de óleo.

O controle do nível do óleo deve ser efetuado com o veículo em terreno plano e com o motor ainda quente (cerca de 10 minutos após tê-lo desligado).

Óleo do motor

Se o nível do óleo estiver perto ou até abaixo da referência MIN, adicionar óleo através do bocal de enchimento até atingir a referência MAX.

O nível do óleo nunca deve ultrapassar a referência MAX.

ADVERTÊNCIA: depois de ter adicionado ou substituído o óleo, funcionar o motor por alguns segundos, desligá-lo e só então verificar o nível.

Devido à concepção dos motores à combustão interna, para que haja uma boa lubrificação, parte do óleo lubrificante é consumido durante o funcionamento do motor.

Óleo do motor

Com motor quente, mexer com muito cuidado dentro do vão do motor, pois há perigo de queimaduras.

Lembre-se de que, com o motor quente, o eletroventilador pode pôr-se em movimento, e ocasionar lesões.

Não adicionar óleo com características diferentes das do óleo já existente no motor. Só o uso de óleo semissintético (ver "Características dos lubrificantes e dos líquidos" no capítulo Características Técnicas) garante a quilometragem prevista pelo plano de manutenção.

Veja também:

KIA Rio. Apoio de braço de deslizar (se instalado)
Para deslizar para a frente Segure o apoio de braço (1) e puxe para a frente. Para deslizar para trás Empurre o apoio de braços com a palma da mão para trá ...

Fiat Punto. Regulagem do volume de sinal acústico de avarias/avisos (Vol. avisos)
Esta função permite regular (em 8 níveis) o volume do sinal acústico que acompanha as visualizações de avaria/ aviso. Para definir o volume desejado, pr ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0112