KIA Rio: Como funciona o Sistema de rádio-estereofonia

KIA Rio / Sistemas e equipamentos do veículo / Sistema de áudio / Como funciona o Sistema de rádio-estereofonia

Como funciona o Sistema de rádio-estereofonia

Os sinais de rádio AM e FM são emitidos a partir de antenas localizadas à volta da sua cidade. Estes sinais são interceptados pela antena no guardalamas do seu carro. Este sinal é depois recebido pelo rádio e vai para os altifalantes.

Quando um sinal forte alcança a sua antena, o sistema altamente sofisticado do seu sistema audio, assegura uma reprodução da mais alta qualidade.

No entanto, em certos casos, o sinal que chega ao seu receptor não é suficientemente forte e claro. Isto pode dever-se a factores, como sejam a distancia do emissor, a presença de outras estações com sinais fortes ou a presença de edificios, pontes outras grandes obstruções na área.

Como funciona o Sistema de rádio-estereofonia

A recepção dos sinais de AM é, normalmente, melhor do que em FM.

Isto deve-se ao facto das ondas de AM serem transmitidas em baixas frequências. Estas ondas longas, de baixa frequencia podem seguir a curvatura da Terra, em vez de seguirem a direito para a atmosfera. Além disso, dão a volta aos obstáculos, assegurando assim uma cobertura mais perfeita.

Como funciona o Sistema de rádio-estereofonia

As emissões de FM são transmitidas a frêquencias mais elevadas e não curvam de acordo com a superfície da Terra.

Nestas condições, as emissões em FM começam a desaparecer a distancias muito curtas do emissor. Além disso, o sinal de FM é mais fácilmente afectado por edificios, montanhas ou outros obstáculos. Tudo isto poderá levá-lo a pensar que há qualquer problema com o seu receptor.

Como funciona o Sistema de rádio-estereofonia

Como funciona o Sistema de rádio-estereofonia

Utilização de um telemóvel ou rádio de duas vias

Quando se utiliza um telémovel no interior da viatura, este poderá provocar interferências no sistema de audio. Isto não significa que existe qualquer problema com o equipamento de áudio.

Nestes casos, utilizar o telemóvel num local o mais afastado possível do equipamento de audio.

ATENÇÃO

Quando utilizar sistemas de comunicação tais como telemóveis ou equipamentos de rádio no interior da viatura, deverá ser montada uma antena exterior.

Quando se utiliza um telemóvel ou equipamento de rádio utilizando antenas no interior de veículo, estas podem interferir com o sistema eléctrico da viatura e afectar adversamente o funcionamento do veículo.

AVISO

Não deve utilizar o telefone celular enquanto conduz; pare a viatura em lugar seguro antes de o fazer.

Veja também:

Seat Ibiza. Utilização do sistema de observação do meio Front Assist
Fig. 159 No ecrã do painel de instrumentos: indicação de Front Assist desativado. O Front Assist está ativo sempre que se liga a ignição. Quando o Front Assist está desativado, ta ...

Chevrolet Aveo. Óleo de motor
É aconselhável verificar o nível do óleo do motor manualmente antes de iniciar uma viagem grande. Verificar com o veículo numa superfície nivelada. O mo ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0104