KIA Rio: Estacionar em encostas

Estacionar em locais inclinados Na maioria dos casos, se tiver um atrelado a reboque no seu veículo, não o estacione num local inclinado. Se o conjunto veículo/atrelado se soltar, pode provocar lesões graves ou fatais nas pessoas.

AVISO - Estacionar num local inclinado

Se o travão do atrelado se desengatar, o conjunto veículo/atrelado estacionado num local inclinado pode provocar lesões graves ou fatais.

Se, no entanto, tiver mesmo de estacionar o atrelado num local inclinado, faça o seguinte: 1. Posicione o veículo no lugar de estacionamento. Rode o volante na direcção do passeio (para a direita se o veículo estiver virado para baixo, para a esquerda se estiver virado para cima).

2. Se o veículo tiver uma caixa de velocidades manual, coloque-o em ponto-morto. Se tiver antes uma caixa de velocidades automática, coloque-o na posição "P" (Estacionar).

3. Engate o travão de estacionamento e desligue o motor do veículo.

4. Coloque calços debaixo das rodas do atrelado no lado descendente das mesmas.

5. Ligue o motor do veículo, aplique os travões, introduza o ponto-morto, desengate o travão de estacionamento e, lentamente, solte os travões até os calços do atrelado absorverem a carga.

6. Volte a aplicar os travões, reengate o travão de estacionamento e introduza a marcha-atrás (veículo com caixa manual) ou a posição "P" (Estacionar) (veículo com caixa automática).

7. Desligue o motor do veículo e solte os travões do veículo, sem desengatar o travão de estacionamento.

AVISO - Travão de estacionamento

Pode ser perigoso sair do veículo sem ter o travão de estacionamento bem engatado.

Se deixar o motor a trabalhar, o veículo pode mover-se de repente, causando lesões graves ou fatais em pessoas.

Sair do veículo estacionado numa encosta

1. Com a caixa manual em ponto-morto ou a caixa automática na posição P (Estacionamento), aplique os travões e mantenha o pedal dos travões sob pressão:

2. Retire o pé devagar do pedal dos travões.

3. Conduza devagar até o atrelado sair dos calços.

4. Pare e mande alguém recolher e guardar os calços.

Veja também:

Toyota Yaris. Instalação com fixadores rígidos ISOFIX (sistema de fixadores rígidos ISOFIX) (veículos com bancos traseiros)
Remova o encosto de cabeça. Aumente ligeiramente o intervalo entre a almofada e o encosto do banco. Engate as patilhas nas barras de fixação exclusivas. Se o sistema ...

Renault Clio. Anomalias de funcionamento
Ao ligar a ignição, o testemunho 4   acende-se no quadro de instrumentos e apaga-se alguns segundos depois. Se não se acender ao ligar a ignição ou ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0147