KIA Rio: Funcionamento da caixa de velocidades automática

KIA Rio / Conduzir o veículo / Caixa de velocidades automática / Funcionamento da caixa de velocidades automática

Funcionamento da caixa de velocidades automática

A altamente eficiente caixa de velocidades automática tem 4 (6*) velocidades de progressão e uma velocidade de marcha-atrás. Cada uma das velocidades é seleccionada automaticamente, em função da posição da alavanca da caixa.

* : se instalado

INFORMAÇÃO

Se a bateria tiver sido desligada, as primeiras mudanças de um veículo novo poderão ser algo bruscas. Esta situação é normal. A sequência das mudanças será ajustada após alguns ciclos de mudanças de velocidade comandados pelo TCM (Módulo de Controlo da Caixa de Velocidades) ou o PCM (Módulo de Controlo do Trem de Transmissão).

Para obter um funcionamento sem percalços da caixa, carregue no pedal dos travões quando passar da posição N (Ponto-morto) para uma velocidade de progressão ou a marcha-atrás.

AVISO - Caixa de velocidades automática

ATENÇÃO

Posições da caixa de velocidades

Os indicadores luminosos do combinado de instrumentos mostram a posição da alavanca das mudanças com o interruptor da ignição na posição 'ON'.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa de velocidades na posição P (estacionamento), pare totalmente o veículo. Esta posição bloqueia a caixa de velocidades e impede o rolamento das rodas motrizes.

AVISO

ATENÇÃO

Se passar para a posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades.

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

ATENÇÃO

Pare sempre totalmente o veículo antes de passar para ou sair da posição "R" (Marcha-atrás). Se passar para a posição "R" com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades, excepto no caso descrito em "Baloiçar o veículo", neste capítulo.

N (Ponto-morto)

Esta posição não bloqueia as rodas e a caixa de velocidades. Se o travão de estacionamento ou os travões não forem aplicados, o veículo rola livremente, mesmo num local ligeiramente inclinado.

AVISO

Não conduza com a alavanca de velocidades engrenada na posição de ponto morto N (Neutral).

O travão não funcionará e pode verificar-se um acidente.

Estacionamento na posição N (ponto-morto)

Siga as indicações abaixo quando estacionar e desejar que o veículo se desloque ao ser empurrado.

1.Após estacionar o veículo, pise o pedal do travão e desloque a alavanca da caixa de velocidades para a posição P (estacionamento) com o botão de ignição na posição ON ou enquanto o motor estiver em funcionamento.

2. Solte o travão de estacionamento se estiver engatado.

3.Mantendo o pedal do travão pressionado, coloque o botão de ignição na posição OFF.

4.Desloque a alavanca da caixa de velocidades para a posição N (pontomorto) mantendo pressionado o pedal do travão e premindo o botão [SHIFT LOCK RELEASE] ou introduzindo simultaneamente uma ferramenta (p.

ex., uma chave de fendas) no orifício de acesso [SHIFT LOCK RELEASE] e pressionando-a para baixo. Ao fazer isso, o veículo pode ser deslocado ao ser aplicada uma força externa.

ATENÇÃO

D (Condução)

Esta é a posição de condução em progressão normal. A caixa efectua passagens automáticas ao longo de uma sequência de 4 velocidades, maximizando a economia de combustível e a força motriz.

Para obter mais força motriz ao ultrapassar um veículo ou vencer subidas, carregue a fundo no pedal do acelerador. A caixa reduz automaticamente para a velocidade imediatamente abaixo.

INFORMAÇÃO

Parar sempre completamente antes de mudar para D (Condução).

Modo desportivo (se instalado)

Modo desportivo (se instalado)

Selecione o modo desportivo deslocando a alavanca seletora da posição D (condução) para o modo manual, estando o veículo estacionado ou em movimento.

Para regressar ao modo D (condução), coloque novamente a alavanca seletora no modo principal.

No modo desportivo, a possibilidade de mover a alavanca da caixa para trás e para a frente permite-lhe efectuar mudanças rapidamente. Ao contrário do que sucede numa caixa manual, o modo desportivo da caixa automática permite efectuar mudanças com o pedal do acelerador sob pressão.

Utilizar a alavanca das mudanças

Superior (+) : Pressione a alavanca para a frente para subir uma velocidade.

Inferior (-) : Puxe a alavanca para trás para efectuar uma redução de caixa.

INFORMAÇÃO

Sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas (se instalado)

Para sua segurança, a transmissão automática possui um sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas, que impede a mudança da posição P (Estacionamento) para a posição R (Marcha à ré), a menos que o pedal do freio seja pressionado.

Para mudar a transmissão da posição P (Estacionamento) para a posição R (Marcha a ré): 1. Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado.

2. Mova a alavanca de mudança de marchas.

Se o pedal do travão for repetidamente pressionado e libertado com o seletor das mudanças na posição P (Parqueamento), poderá ouvir-se um ruído de trepidação & vibração do seletor das mudanças. Esta situação é normal.

AVISO

Pressione totalmente o pedal do freio antes e durante a mudança da posição P (Estacionamento) para outra posição, a fim de evitar que o veículo se movimente inadvertidamente, o que pode causar ferimentos em pessoas dentro ou ao redor do veículo.

Veja também:

Mazda 2. Manutenção da Pintura
Lavagem CUIDADO Quando a alavanca do limpa para-brisas estiver na posição e a ignição na posição ON, o limpa para-brisas pode começar a funcionar automaticamente n ...

Mazda 2. Avisador Sonoro i-stop*
Se a porta do condutor for aberta quando o motor ao ralenti for desligado, o som avisador opera para notificar que o motor ao ralenti foi desligado. Para quando a porta do condutor é fechada ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0169