KIA Rio: Sobreaquecimento do motor

KIA Rio / O que fazer em caso de emergência / Sobreaquecimento do motor

Se o indicador de temperatura indicar um sobreaquecimento, sentir uma quebra de energia ou ouvir batidas altas no motor, é provável que o motor tenha sobreaquecido. Se for o caso: 1. Saia da estrada e pare o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

2. Coloque a alavanca da caixa de velocidades na posição "P" (caixa automática) ou em ponto-morto (caixa manual) e engate o travão de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o.

3. Se houver uma fuga de líquido de refrigeração do motor ou vapor a sair do capô, desligue o motor. Não abra o capô até o líquido de refrigeração deixar de escorrer ou o vapor parar de sair. Se não houver nenhuma fuga visível de líquido de refrigeração nem vapor a sair do capô, deixe o motor trabalhar e verifique se a ventoinha de arrefecimento do motor está a funcionar. Se não estiver, desligue o motor.

4. Verifique se a correia de transmissão da bomba de água está colocada. Se estiver, verifique se está tensa.

Se, aparentemente, estiver tudo bem com a correia de transmissão, verifique se há alguma fuga de líquido de refrigeração no radiador, nos tubos ou sob o veículo. (Se o ar condicionado tiver estado ligado, é normal haver água fria a escorrer dele com o veículo parado).

AVISO

Se o motor estiver ligado, afaste o cabelo, as mãos e a roupa de peças móveis como a ventoinha e as correias de transmissão para evitar lesões.

5. Se a correia da bomba de água tiver sido rebentada ou se o liquido de refrigeração do motor verter, pare o motor imediatamente e recomendamos chamar um concessionário autorizado Kia.

AVISO

Não retire a tampa do radiador com o motor quente. O líquido de refrigeração pode borrifar para fora da abertura e causar queimaduras graves.

6.Se não conseguir encontrar a causa do sobreaquecimento do motor, aguarde até a temperatura do motor voltar ao normal. Depois, se tiver havido perda de líquido de refrigeração, deite líquido com cuidado no depósito, até o nível do líquido chegar à marca de metade.

7.Siga viagem com cautela e mantenhase atento a outros sinais de sobreaquecimento.

Se voltar a verificar-se sobreaquecimento, recomendamos chamar um concessionário autorizado Kia.

ATENÇÃO

Veja também:

Chevrolet Aveo. Compartimentos de arrumação
Aviso Não arrumar objectos pesados ou objectos afiados nos compartimentos de arrumação. Se isso acontecer, a tampa do compartimento de arruma&cce ...

Chevrolet Aveo. Imobilizador electrónico
O sistema imobilizador constitui um alarme anti-roubo adicional do veículo em que está instalado e impede que o arranque do mesmo por pessoas não autorizadas. A chave vá ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0106