KIA Rio: Trocar pneus

Trocar pneus

1. Estacione num local plano e engate bem o travão de estacionamento.

2. Coloque a alavanca da caixa na marcha-atrás (caixa manual) ou na posição "P" (Estacionamento) (caixa automática).

3. Acenda as luzes de sinalização de perigo.

Trocar pneus

4. Retire a chave de rodas, o macaco, o rabo do macaco e o pneu sobresselente do veículo.

5. Bloqueie as partes anterior e posterior da roda diagonalmente oposta à posição do macaco.

AVISO - Trocar um pneu

Trocar pneus

6. Desaperte as porcas da roda com uma volta de cada vez no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, mas não retire nenhuma porca até o pneu ser levantado do chão.

Trocar pneus

7. Posicione o macaco no ponto de apoio dianteiro (1) ou traseiro (2) mais próximo do pneu que vai substituir. Coloque o macaco nos locais indicados sob o quadro.

As posições de colocação do macaco são placas soldadas ao quadro com duas patilhas e um ponto levantado para assentar o macaco.

AVISO - Colocação do macaco

Para reduzir a possibilidade de sofrer lesões, certifique-se de que utiliza apenas o macaco fornecido com o veículo e na posição correcta. Nunca utilize outra parte do veículo para apoiar o macaco.

Trocar pneus

8. Introduza o rabo do macaco no macaco e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio, levantando o veículo até o pneu ficar mesmo acima do chão, a uma altura de aproximadamente 30 mm. Antes de retirar as porcas da roda, certifique-se de que o veículo está estável e que não há possibilidade de se mover ou deslizar.

9. Desaperte as porcas das rodas e retire-as com os dedos. Tire a roda para fora dos pernos e deitea no chão para não rolar para longe. Para colocar a roda no cubo, pegue no pneu sobresselente, alinhe os orifícios com os pernos e encaixe a roda nos mesmos. Se tiver dificuldades em fazê-los, bate ligeiramente na roda e alinhe o orifício superior da roda com o perno superior. Depois, mova a roda para trás e para a frente até ela encaixar nos restantes pernos.

AVISO

As Jantes podem ter rebordo afiado. Pegue nelas com cuidado para evitar lesões.

Antes de colocar a roda, certifique-se de que não há nada no cubo ou na roda (lama, alcatrão, gravilha, etc.) que impeça o encaixe firme da roda no cubo.

Se houver, remova o material da roda ou do cubo. Se não houver bom contacto na superfície de montagem entre a roda e o cubo, as porcas da roda podem desapertar-se e causar a perda de uma roda, que pode resultar na perda de controlo do veículo.

Esta situação pode provocar lesões graves ou a morte de pessoas.

10. Para voltar a colocar a roda, mantenha-a nos pernos, coloque as porcas nos pernos e aperteas bem com os dedos. Abane o pneu para se certificar de que assentou totalmente. Depois, volte a apertar as porcas o mais possível com os dedos.

11. Baixe o automóvel para o chão rodando a chave de rodas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Trocar pneus

Em seguida, coloque a chave de rodas como se mostra na figura e aperte as porcas da roda. Certifiquese de que a chave de caixa assenta completamente na porca. Não se apoie no manípulo da chave de rodas nem utilize um tubo de extensão sobre o manípulo da chave. Aperte as restantes porcas da roda até ficarem todas bem justas. Volte a verificar o aperto de cada roda. Verificar o aperto de cada uma das porcas. Depois de substituir as rodas, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Torção de aperto das porcas das rodas:

Roda de aço & roda de liga de alumínio: 11~13 kg.m (79~94 lb.ft)

Se tiver um manómetro para medir a pressão dos pneus, retire a carrapeta da válvula e verifique a pressão do ar. Se a pressão for inferior à recomendada, conduza devagar até à estação de serviço mais próxima e encha o(s) pneu(s) com a pressão correcta. Se a pressão for demasiado alta, regule-a para o valor correcto. Recoloque sempre a carrapeta da válvula depois de verificar ou regular a pressão do pneu. Caso contrário, pode sair ar do pneu. Se perder uma carrapeta, compre outra e coloque-a logo que possível.

Depois de trocar de rodas, arrume bem o pneu vazio e volte a guardar o macaco e as ferramentas nos devidos sítios.

ATENÇÃO

O seu veículo tem rodas com pernos e porcas de rosca métrica. Ao retirar uma roda, certifique-se de que recoloca as mesmas porcas ou, se as trocar, de que utiliza porcas de rosca métrica e com o mesmo chanfro. A colocação de uma porca de rosca não-métrica num perno métrico ou vice-versa não fixa devidamente a roda ao cubo e danifica o perno, que terá de ser substituído.

Convém referir que a maioria das porcas não são de rosca métrica. Antes de colocar porcas ou rodas que não as de origem, tenha o cuidado de verificar o seu tipo de rosca. Se tiver dúvidas, contacte um concessionário autorizado Kia.

AVISO - Pernos da roda

Se danificar os pernos, estes podem perder capacidade de retenção da roda, o que pode levar à perda da roda e a uma colisão causadora de lesões graves.

Para impedir o macaco, o rabo do macaco, a chave de rodas e o pneu sobresselente de irem a bater com o veículo em andamento, arrume-os correctamente.

AVISO - Pressão incorrecta do pneu sobresselente

Depois de colocar o pneu sobresselente, verifique a pressão de enchimento logo que possível. Se necessário, regule-lhe correctamente a pressão. Consulte "Pneus e rodas", no capítulo 9.

Importante - Utilização de pneu sobresselente compacto (se instalado)

O seu veículo está equipado com um pneu sobresselente compacto, que ocupa menos espaço do que um pneu de tamanho normal. O pneu sobresselente compacto é mais pequeno do que um pneu convencional e destina-se apenas a ser temporariamente utilizado.

ATENÇÃO

AVISO

O pneu sobresselente compacto destina-se apenas a situações de emergência. Não circule com o veículo equipado com o pneu sobresselente compacto a velocidades superiores a 80 km (50 mph). O pneu de origem deve ser reparado ou substituído o mais depressa possível para evitar problemas no pneu sobresselente passíveis de causar lesões pessoais ou fatais.

O pneu sobresselente compacto deve ter uma pressão de enchimento de 420 kPa (60 psi).

INFORMAÇÃO

Depois de colocar o pneu sobresselente, verifique a pressão de enchimento. Se necessário, regulelhe correctamente a pressão.

Se utilizar um pneu sobresselente compacto, tome as seguintes precauções:

Veja também:

Renault Clio. Vidros do painel de bordo
(ex.: quadro de instrumentos, relógio, ecrã de temperatura exterior, ecrã de rádio, ecrã de multimédia ou multifunções, etc.) Utilize um pan ...

Mazda 2. Posição de Montagem da Cadeira de Júnior
A cadeira de júnior é utilizada apenas virada para a frente. Consulte "Tabela de Compatibilidade dos Sistemas de Retenção para Várias Posições" relativamente às várias posições de mo ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0181