KIA Rio: Verificar o nível do óleo da caixa de velocidades automática

KIA Rio / Manutenção / Óleo da caixa de velocidades automática / Verificar o nível do óleo da caixa de velocidades automática

Verificar o nível do óleo da caixa de velocidades automática

Verifique regularmente o nível do óleo da caixa de velocidades automática.

Mantenha o veículo a nível do chão com o travão de mão aplicado e verifique o nível do fluido seguindo os seguintes procedimentos.

1. Coloque a alavanca selectora de velocidades na posição N (Neutral - ponto morto) e certifique-se de que o motor está a trabalhar ao ralenti.

INFORMAÇÃO

Depois de verificar o nível do óleo da caixa de velocidades automática, insira o indicador de nível. Na direção apresentada na imagem.

ATENÇÃO

Se introduzir a vareta na direcção errada, pode causar deformação (ou danificação) da vareta.

2. Depois da transmissão estar suficientemente aquecida [(temperatura do fluido 70~80C (158~176F)] por exemplo o equivalente a cerca de 10 minutos de condução normal, faça passar a alavanca selectora de velocidades por todas as posições e, em seguida, coloque a alavanca selectora de velocidades na posição N (Neutral - ponto morto) ou na posição P (Park - estacionamento).

Verificar o nível do óleo da caixa de velocidades automática

3. Certifique-se de que o nível do fluido está no intervalo com a indicação "HOT" no indicador de nível. Se o nível do fluido estiver abaixo desta indicação, adicione o fluido especificado através do orifício de enchimento. Se o nível do fluido estiver acima desta indicação, drene o fluido em excesso através do orifício de drenagem.

4. Se o nível do fluido for verificado com o motor a frio (temperatura do fluido 20~30C adicione fluido até à linha com a indicação C (COLD) e, em seguida, verifique novamente o nível do fluido seguindo a descrição do passo 2 acima.

AVISO - Óleo da caixa de velocidades

O nível do óleo da caixa de velocidades deve ser verificado com o motor à temperatura de funcionamento normal. Isto significa que o motor, o radiador, o tubo do radiador, o sistema de escape, etc., estão muito quentes.

Tenha muito cuidado para não se queimar ao executar este procedimento.

ATENÇÃO

AVISO - Travão de estacionamento

Para evitar um movimento brusco do veículo, engate o travão de estacionamento e carregue no pedal dos travões antes de deslocar a alavanca das mudanças.

INFORMAÇÃO

A escala C (COLD) serve apenas de referência, pelo que NÃO deve ser utilizada para determinar o nível do óleo da caixa de velocidades.

Veja também:

Citroën DS3. Enchimento
Uma etiqueta, colada no interior da tampa, indica-lhe o tipo de combustível a utilizar em função da sua motorização. Os complementos de combustível deverão ser superiores a 7 litros para s ...

Peugeot 207. Luzes avisadoras
Referências visuais que informam o condutor relativamente ao funcionamento de um sistema (luzes avisadoras de marcha ou de neutralização) ou ao aparecimento de uma anomalia (luz avisadora de al ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0174