Mazda 2: Assistência ao Arranque em Subida (HLA)

Mazda 2 / Durante a Condução / Travões / Assistência ao Arranque em Subida (HLA)

O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) é uma função que assiste o condutor a iniciar a marcha do veículo numa superfície inclinada. Quando o condutor liberta o pedal dos travões e pressiona o pedal do acelerador numa inclinação, a função evita que o veículo se desloque no sentido contrário. A força de travagem é mantida automaticamente quando o pedal dos travões é libertado numa superfície com inclinação acentuada.

Para veículos com uma caixa de velocidades manual, o sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) opera numa descida quando a alavanca de velocidades se encontra na posição de marcha-atrás (R), e numa subida quando a alavanca de velocidades se encontra numa posição diferente da posição de marcha-atrás (R).

Para veículos com uma caixa de velocidades automática, o sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) funciona numa descida quando a alavanca de velocidades se encontra na posição de marcha-atrás (R), e numa subida quando a alavanca de velocidades se encontra numa posição de marcha em frente

AVISO

Não confie plenamente no sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA): O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) é um sistema auxiliar que ajuda ao arranque do veículo a partir do estado de repouso numa superfície inclinada. O sistema opera apenas durante dois segundos e portanto, é perigoso confiar plenamente no sistema quando pretender iniciar a marcha do veículo, pois este poderá deslocar-se inesperadamente no sentido contrário e causar um acidente.

O veículo poderá deslocar-se consoante a carga do veículo ou se estiver a rebocar um atrelado.

Adicionalmente, em veículos com caixa de velocidades manual, poderá ocorrer um deslocamento do veículo no sentido contrário consoante o modo como o pedal da embraiagem ou o pedal do acelerador é operado.

Confirme sempre se estão reunidas todas as condições de segurança à volta do veículo antes de iniciar a marcha do veículo.

 

NOTA

  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opera em superfícies inclinadas ligeiras. Adicionalmente, o gradiente da superfície inclinada no qual o sistema irá operar varia de acordo com a carga do veículo.
  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opera se o travão de estacionamento for aplicado, se o veículo não tiver parado completamente ou se o pedal da embraiagem for libertado.
  • Durante o funcionamento do sistema de Assistência do Arranque em Subida, poderá sentir um endurecimento e vibração do pedal dos travões, contudo, isto não significa a existência de avaria.
  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opera quando a luz indicadora TCS/DSC está ligada.

    Consulte Luzes Avisadoras/ Indicadoras.

  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não desliga mesmo que o interruptor DSC OFF seja pressionado para desligar o TCS/DSC.
  • (Caixa de Velocidades Automática) Embora o sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opere durante a paragem ao ralenti, a função prevenção de deslocamento do veículo opera para evitar o movimento do veículo.
Veja também:

Citroën DS3. Acesso às ferramentas
As ferramentas estão instaladas na mala sob a superfície inferior. Para aceder: abra a mala, retire o tapete da mala, puxando a correia para cima, retire o compartimento de arrumação em polistireno, desencaixe e retire a caixa de suporte com as ferramentas. Detalhe das ferramentas Chave de desmontagem de rodas. Permite retirar o tampão e os parafusos de fixaçà ...

Peugeot 207. Airbags tipo cortina *
Sistema que protege, em caso de colisão lateral, o condutor e os passageiros (excepto o passageiro traseiro central) para limitar os riscos de traumatismo na cabeça. Cada airbag tipo cortina está integrado nos montantes e na parte superior do habitáculo. Activação Dispara simultaneamente com o airbag lateral correspondente em caso de choque lateral violento aplicado em tod ...

Citroën DS3. Active City Brake
Active City Brake é uma função de ajuda à condução que tem como objectivo evitar a colisão frontal ou reduzir a velocidade de impacto em caso de não intervenção ou intervenção demasiado fraca (pressão demasiado fraca no pedal de travão) do condutor. Este sistema foi concebido para melhorar a segurança da condução. É da responsabilidade do condutor controlar ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0084