Mazda 2: Descarga da Bateria

Mazda 2 / Em Caso de Avaria / Descarga da Bateria

Arranque com Bateria Auxiliar

Ligar o motor através de ligação de bateria auxiliar é um procedimento perigoso. Portanto siga os procedimentos cuidadosamente. Caso não tenha a certeza sobre arranque com bateria auxiliar, recomendamos a solicitação de um reparador competente para realizar o serviço.

AVISO Siga Estas Precauções Cuidadosamente: De forma a assegurar um manuseamento correto e seguro da bateria, leia atentamente as seguintes precauções antes de inspecionar ou lidar com a bateria. Não permita o contacto do polo positivo ( ) com objetos metálicos que possam provocar faíscas: Chamas ou faíscas perto das células abertas de uma bateria são perigosas. O hidrogénio produzido durante o funcionamento da bateria pode inflamar e provocar a sua explosão. A explosão de uma bateria pode originar queimaduras e ferimentos graves. Quando trabalhar perto de uma bateria, não coloque ferramentas de metal em contacto com o terminal positivo ( ) ou negativo ( ) da bateria. Mantenha as chamas, incluindo cigarros e faíscas afastadas das células abertas da bateria: Chamas ou faíscas perto das células abertas de uma bateria são perigosas. O hidrogénio produzido durante o funcionamento da bateria pode inflamar e provocar a sua explosão. A explosão de uma bateria pode originar queimaduras e ferimentos graves. Não ligue o motor com uma bateria auxiliar congelada ou com baixo nível de fluido: É perigoso efetuar uma ligação de uma bateria congelada ou com baixo nível de fluido. Poderá romper ou explodir e causar ferimentos graves. Ligue o terminal negativo da bateria a um bom ponto de massa afastado da bateria: É perigoso ligar o terminal do segundo cabo auxiliar ao terminal negativo ( ) da bateria descarregada.

Poderá originar uma faísca, causar a explosão do gás concentrado à volta da bateria e provocar ferimentos em alguém. Ligue os cabos auxiliares a um ponto afastado da bateria: É perigoso ligar um cabo de bateria a componentes móveis ou permitir que estejam junto aos mesmos. O cabo poderia ficar preso quando o motor arranca e provocar ferimentos graves.

 

CUIDADO Utilize exclusivamente baterias de 12 V. Poderá danificar irreversivelmente o motor de arranque, sistema de ignição e outros componentes elétricos de 12 V com uma fonte de alimentação de 24 V (duas baterias de 12 V ligadas em série um grupo gerador de 24 V).

Arranque com Bateria Auxiliar

1. Desmonte a tampa da bateria.

Arranque com Bateria Auxiliar

  1. Verifique se a bateria auxiliar é de 12 V e que o seu terminal negativo está ligado à massa.
  2. Se a bateria auxiliar estiver montada noutro veículo, não permita o contacto de ambos os veículos. Desligue o motor do veículo com a bateria auxiliar e todas as cargas elétricas desnecessárias em ambos os veículos.
  3. Ligue os cabos auxiliares pela sequência exata conforme indicado na ilustração.
  1. Ligue o motor do veículo de apoio e deixe-o a trabalhar durante alguns minutos. De seguida, ligue o motor do outro veículo.
  2. Quando terminar, desligue os cabos cuidadosamente pela ordem inversa descrita na ilustração.
  3. Se a tampa da bateria tiver sido desmontada, monte pela ordem inversa da desmontagem.
NOTA Verifique se as tampas estão montadas corretamente.
Veja também:

Citroën DS3. Caixa manual de 6 velocidades
Passagem da 5ª ou da 6ª velocidade Desloque completamente a alavanca de velocidades para a direita para engrenar correctamente a 5ª ou 6ª velocidade. O incumprimento desta preconização pode danificar definitivamente a caixa de velocidades (engrenamento da 3ª ou 4ª velocidade por inadvertência). Passagem para marcha-atrás Eleve o anel sob o punho e desloque a ...

Citroën DS3. Indicador de alteração de velocidade
Sistema que permite reduzir o consumo de combustível ao preconizar o engrenamento de uma velocidade superior. Com uma caixa de velocidades pilotada ou automática, o sistema apenas fica activo em modo manual. Funcionamento Consoante a situação de condução e o equipamento do veículo, o sistema pode preconizar que salte uma (ou várias) velocidade(s). Pode seguir esta ...

Citroën DS3. Quadros de bordo Gasolina - Diesel caixa de velocidades manual ou pilotada (ETG) ou automática
Equipado com uma retroiluminação permanente, este elemento reúne os mostradores e avisadores de funcionamento do veículo. Mostradores Conta-rotações Indica a velocidade de rotação do motor (x 1000 rpm). Velocidade do veículo Indica a velocidade instantânea do veículo em movimento (km/h ou mph). Temperatura do líquido de arrefecimento. Indica a temperatura do líqu ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0073