Mazda 2: Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

Mazda 2 / Durante a Condução / Caixa de Velocidades Manual / Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

O veículo está equipado com uma caixa manual de 5 ou de 6 velocidades. O padrão da caixa de velocidades é indicado na figura acima.

Pressione o pedal da embraiagem totalmente para efetuar uma passagem de caixa; de seguida liberte-o lentamente.

O seu veículo está equipado com um dispositivo para evitar o engrenamento acidental da marcha-atrás (R). Pressione a alavanca de velocidades para baixo para passar para a posição R.

Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

AVISO

Não trave com o motor de modo brusco em superfícies escorregadias ou a alta velocidade: É perigoso efetuar reduções de caixa de forma brusca em estradas molhadas, com neve, gelo ou a alta velocidade. A mudança rápida de velocidade dos pneus pode fazer com que derrapem. Tal poderá originar a perda de controlo do veículo ou um acidente. Quando deixar o veículo estacionado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição 1 ou R e acione o travão de estacionamento: Caso contrário, o veículo poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente.

 

CUIDADO

  • Mantenha o seu pé fora do pedal da embraiagem exceto quando pretender mudar de velocidade. Não utilize também a embraiagem para suster o veículo numa subida. O escorregamento contínuo da embraiagem irá causar o seu desgaste prematuro.
  • Não aplique força lateral excessiva na alavanca de velocidades quando passar de 5ª para 4ª velocidade. Caso contrário poderá provocar a seleção não intencional da 2ª velocidade e danificar a caixa de velocidades.
  • Certifique-se que o veículo está completamente parado antes de engrenar a marcha-atrás (R). Se engrenar a marcha-atrás (R) enquanto o veículo estiver em movimento, poderá danificar a caixa de velocidades.

 

NOTA

  • Se tiver dificuldades em engrenar a marcha-atrás (R), coloque a alavanca de velocidades em ponto-morto, solte o pedal da embraiagem e tente novamente.
  • (Com função i-stop) Se o motor parou devido à perda de velocidade, pode ser novamente ligado pressionando o pedal da embraiagem, durante 3 segundos, aquando da paragem do motor.

    O motor não pode ser novamente ligado mesmo com o pedal da embraiagem pressionado, sob as seguintes condições:

  • A porta do condutor esta aberta.
  • O cinto de segurança do condutor não está colocado.
  • O pedal da embraiagem não é libertado, por completo, depois do motor parar.
  • O pedal da embraiagem é pressionado sem o motor estar parado por completo.
  • (Com sistema de sensores de estacionamento) Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado e ouve-se um sinal sonoro.

    Consulte Sistema de Sensores de Estacionamento.

Veja também:

Peugeot 207. Visualização no ecrã
Visualiza as seguintes informações:  hora,  data,  temperatura exterior * (pisca no caso de risco de gelo),  o controlo dos acessos (portas, mala, ...),  o computador de bordo (ver no fi nal do capítulo). Mensagens de aviso (ex: "Sist. antipoluição com defeito") ou informação (Ex. "Mala aberta") podem ser visualizados temporariamente. ...

Citroën DS3. Acessórios
É proposta, pela rede CITROËN, uma vasta gama de acessórios e de peças de origem. Estes acessórios e peças encontram-se adaptados ao seu veículo e beneficiam da referência e garantia CITROËN. "Conforto": Cortinas de protecção de sol, deflectores de ar, módulo isotérmico, cinzeiro, cartuchos de ambientador, cabide fixo no encosto de cabeça, apoio de braços central dianteiro ...

Citroën DS3. O ajuste da altura das luzes
Para não prejudicar os outros utentes da estrada, as luzes devem estar reguladas em altura, em função da carga do veículo. 0. Condutor sozinho ou condutor + passageiro dianteiro. -. Regulação intermédia. 1. 5 pessoas. -. 5 pessoas + carga na mala. 2. Apenas condutor + carga máxima autorizada na mala. Basta esta posição para não encandear. As posições superiores pode ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0082