Mazda 2: Sistema de Controlo de Tração (TCS)

Mazda 2 / Durante a Condução / ABS/TCS/DSC / Sistema de Controlo de Tração (TCS)

O Sistema de Controlo de Tração (TCS) melhora a tração e a segurança através do controlo do binário do motor e da travagem. Quando o TCS deteta falta de aderência nas rodas motrizes, o mesmo diminui o binário do motor e aciona os travões para evitar a perda de tração.

Isto significa que numa superfície escorregadia, o motor adapta-se automaticamente para proporcionar a potência ideal às rodas motrizes sem que as mesmas patinem ou percam tração.

A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.

Consulte Luzes Avisadoras.

AVISO

Não se baseie no Sistema de Controlo de Tração (TCS) como garantia de uma condução segura: O Sistema de Controlo de Tração (TCS) não compensa uma condução imprudente e perigosa, velocidade excessiva, seguir outro veículo a uma distância muito reduzida, hidroplanagem (fricção e contacto reduzidos dos pneus com a estrada devido à presença de água na superfície da mesma). Apesar do auxílio deste sistema, podem ocorrer acidentes.
Utilize pneus para neve ou correntes e conduza a velocidades reduzidas quando as estradas estiverem cobertas de gelo e/ou neve: É perigoso conduzir sem dispositivos apropriados de tração em estradas cobertas de neve e/ou gelo. O Sistema de Controlo de Tração (TCS) por si só não poderá fornecer uma tração adequada e portanto não estará livre de sofrer um acidente.

 

NOTA Para desligar o TCS, pressione o interruptor DSC OFF-.

Luz Indicadora TCS/DSC

Luz Indicadora TCS/DSC

Esta luz indicadora permanece ligada durante alguns segundos, quando a ignição é colocada na posição ON. Se o TCS ou o DSC estiverem ativos, a luz indicadora pisca.

Se a luz permanecer ligada, o TCS, DSC ou o sistema de assistência à travagem poderão estar avariados, não funcionando corretamente. Dirija-se a um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

NOTA

  • Adicionalmente ao piscar da luz indicadora, também poderá ser ouvido um ligeiro som de funcionamento proveniente do motor.

    Isto significa que o TCS/DSC está a funcionar corretamente.

  • Em estradas escorregadias, tais como estradas cobertas de neve acabada de cair, será impossível atingir um elevado regime do motor quando o TCS está ligado.
Veja também:

Chevrolet Aveo. Cintos de segurança
Os cintos bloqueiam durante grandes acelerações ou desacelerações do veículo para segurança dos ocupantes. Aviso Apertar o cinto de segurança antes de cada viagem. Na eventualidade de um acidente, os ocupantes que não usem cintos de segurança põem em perigo a vida dos restantes o ...

Mazda 2. Interruptores de Controlo
Manípulo de controlo da temperatura (Tipo A/Tipo B/Tipo C) Este manípulo controla a temperatura. Rode-o no sentido horário se desejar ar quente, rode-o no sentido contrário se desejar ar frio. (Tipo D) Este manípulo controla a temperatura do ar quando utiliza o ar condicionado. Rode-o no sentido horário se desejar ar frio. Manípulo de controlo do ventilador O manípulo permite ...

Citroën DS3. Rebatimento das costas do banco
Avance o banco dianteiro correspondente se necessário, Posicione o cinto de segurança contra as costas do banco, Coloque os encostos de cabeça na posição inferior. Puxe para a frente o comando 1 para desbloquear as costas do banco 2, Incline as costas do banco 2 sobre o assento. ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0088