Mazda 2: Sistema de Travagem Anti-Bloqueio (ABS)

Mazda 2 / Durante a Condução / ABS/TCS/DSC / Sistema de Travagem Anti-Bloqueio (ABS)

A unidade de controlo do ABS monitoriza constantemente a velocidade de cada roda.

Se uma roda estiver prestes a bloquear, o sistema ABS responde automaticamente libertando e aplicando o travão à roda em causa.

O condutor sentirá uma ligeira vibração no pedal dos travões e poderá ouvir um ruído surdo produzido pelo sistema de travagem.

Trata-se do funcionamento normal quando o ABS opera. Não trave a fundo, continue a pressionar normalmente o pedal dos travões.

A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.

Consulte Luzes Avisadoras.

AVISO

O ABS não compensa uma condução imprudente: O ABS não compensa uma condução imprudente e perigosa, velocidade excessiva, seguir outro veículo a uma distância muito reduzida, condução sobre gelo e neve nem hidroplanagem (fricção e contacto reduzidos dos pneus com a estrada devido à presença de água na superfície da mesma).

Apesar do auxílio deste sistema, podem ocorrer acidentes.

 

NOTA

  • As distâncias de travagem podem ser superiores em superfícies não homogéneas (neve ou gravilha, por exemplo) as quais geralmente possuem uma base compacta. Um veículo com um sistema de travagem normal pode requerer uma distância menor para parar nestas circunstâncias, uma vez que os pneus formam uma camada do material da superfície, que lhes serve de calço quando derrapam.
  • O som de funcionamento do ABS pode ser ouvido quando o motor é ligado ou imediatamente após iniciar a marcha do veículo, contudo, trata-se do funcionamento normal e não significa a existência de avaria.
Veja também:

Škoda Fabia. Desmontar/montar a luz traseira
Fig. 218 Desmontar lâmpada / retirar conector Desmontagem Abra a tampa da bagageira. Desaparafusar os parafusos A com a chave de fendas da ferramenta de bordo. Introduzir na abertura B o estribo para retirar os tampões das rodas, com o olhal virado para baixo (na luz direita com o olhal virado para cima). Segurar a lâmpada com a mão e retirá ...

Citroën DS3. Filtro de partículas (Diesel)
O início de saturação do filtro de partículas é indicado pelo acendimento temporário deste avisador, acompanhado por uma mensagem no ecrã multifunções. Desde que as condições de circulação o permitam, regenere o filtro circulando a uma velocidade de 60km/h, no mínimo, até ao desaparecimento do avisador. Se o avisador permanecer aceso, trata-se de uma falta de aditivo de ...

Škoda Fabia. Substituir a lâmpada incandescente da luz de cruzamento (faróis projetores de halogéneo)
Fig. 212 Substituição da lâmpada incandescente de médios Remover a respetiva cobertura na cava da roda dianteira. Retirar a tampa de proteção D Fig. 205 . Redar a ficha com a lâmpada incandescente no sentido da seta 1 Fig. 212. Retire a ficha com a lâmpada incandescente no sentido da seta 2 . Retire a lâmpada incand ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0067