Opel Corsa: Óleo de motor

O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo do motor a utilizar. A qualidade do óleo garante por exemplo a limpeza do motor, protecção anti-desgaste e controlo do envelhecimento do óleo, enquanto que a graduação da viscosidade dá informação da espessura do óleo numa variedade de temperaturas.

Dexos é a qualidade de óleo de motor mais recente que providencia uma protecção óptima para motores a gasolina e a diesel. Caso não esteja disponível, devem ser utilizados óleos de motor de outras qualidades adequadas. As recomendações para motores a gasolina também são válidas para motores a gás natural comprimido (GNC), gás de petróleo liquefeito (GPL) e etanol (E85).

Seleccionar o óleo do motor apropriado com base na respectiva qualidade e na temperatura mínima ambiente.

Atestar com óleo do motor Óleos de motor de fabricantes e marcas diferentes poderão ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo de motor em qualidade e viscosidade.

A utilização de óleo de motor apenas com a qualidade ACEA A1/B1 ou A5/ B5 é proibida, porque pode provocar

danos no motor a longo prazo em determinadas condições de funcionamento.

Seleccionar o óleo do motor apropriado com base na respectiva qualidade e na temperatura mínima ambiente.

Aditivos do óleo de motor adicionais A utilização de aditivos do óleo de motor adicionais pode causar danos e invalidar a garantia.

Graduações da viscosidade do óleo de motor A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo.

O óleo multigraduado é indicado por dois números, como p. ex.

SAE 5W-30. O primeiro número, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo número indica a viscosidade a altas temperaturas.

Seleccionar o grau de viscosidade adequado conforme a temperatura ambiente mínima.

Todos os graus de viscosidade recomendados são adequados para temperaturas ambiente elevadas.

Veja também:

Mazda 2. Operação de Emergência para Ligar o Motor
Se a luz avisadora KEY (vermelha) acende ou a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) pisca, poderá indicar a impossibilidade de arranque do motor através do método normal. Solici ...

Renault Clio. Trancamento das portas
Prima o botão de trancamento 2. O trancamento é identificado por dois acendimentos do sinal de perigo. Se alguma porta (ou a tampa de porta-bagagens) estiver aberta ou mal fechada, ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.013