Seat Ibiza: Deteção de peões

No ecrã do painel de instrumentos: A Indicação do pré-aviso. B Deteção de peões desativada.
Fig. 161 No ecrã do painel de instrumentos: A Indicação do pré-aviso. B Deteção de peões desativada.

A função de deteção de peões pode contribuir para evitar acidentes com peões ou para reduzir as consequências de um acidente.

A função adverte em caso de perigo de colisão, prepara o veículo para uma travagem de emergência, assiste na travagem e realiza uma travagem automática.

Se a função detetar uma possível colisão com um peão, adverte o condutor através de um sinal acústico e de uma indicação a esse respeito no ecrã do painel de instrumentos Fig. 161.

A função de deteção de peões, incluindo o pré-aviso, liga-se automaticamente quando se liga a ignição.

A SEAT recomenda ter a função de deteção de peões sempre ligada. As exceções descritas para o sistema de observação do meio são igualmente válidas para a deteção de peões.

Desligar ou ligar o sistema de deteção de peões

Com a ignição ligada, a função de deteção de peões pode ligar-se ou desligar-se conforme se segue:

Quando se desliga a função de proteção de peões, no ecrã do painel de instrumentos aparece uma indicação a esse respeito Fig. 161 B.

ATENÇÃO A tecnologia inteligente que o assistente de saída do estacionamento integra não pode superar os limites impostos pelas leis da física e apenas funciona dentro dos limites do sistema. A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor. Se o sistema de deteção de peões emitir uma advertência, trave o veículo imediatamente com o pedal do travão ou esquive do peão, em função das circunstâncias do tráfego.
  • O assistente de deteção de peões não pode evitar de forma autónoma acidentes ou lesões graves.
  • Em situações de circulação complexas, o sistema de deteção de peões pode avisar sem necessidade e intervir nos travões sem que seja desejado como, por exemplo, em caso de vias principais com curvas.
  • Se o funcionamento do sistema se encontrar comprometido, por exemplo, se o sensor de radar ou a câmara estão cobertos ou estiverem desajustados, pode ser que o sistema emita advertências inoportunas e intervenha nos travões inoportunamente.
  • Como condutor, deve estar sempre preparado para retomar o controlo do veículo.

 

Aviso
  • Quando o sistema de deteção de peões provoca uma travagem, o pedal do travão oferece mais resistência.
  • As intervenções automáticas nos travões do sistema de deteção de peões podem interromper-se pisando o acelerador ou movendo o volante.
  • Se o sistema de deteção de peões não funciona como se descreve neste capítulo (p. ex., se intervém várias vezes de forma inoportuna), desligue-o, vá imediatamente a uma oficina especializada e solicite a revisão do sistema.

    A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Veja também:

Peugeot 207. Rede de retenção de carga alta (SW)
Fixada às fi xações altas e anéis ISOFIX ou nos ganchos, permite utilizar todo o volume de carga até ao tecto:  atrás dos bancos traseiros (fi la 2),  atrás dos bancos diant ...

Chevrolet Aveo. Gases de escape
Perigo Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono venenoso que não tem cor nem cheiro e que pode ser fatal se inalado. Se os gases ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0121