Seat Ibiza: Regulação antipatinagem das rodas motrizes (ASR)

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Sistemas de travagem e estabilização / Regulação antipatinagem das rodas motrizes (ASR)

A regulação antipatinagem impede que as rodas motrizes patinem ao acelerar.

Descrição e funcionamento da regulação antipatinagem em aceleração (ASR)

O sistema ASR intervém reduzindo a potência do motor para evitar a patinagem das rodas motrizes na aceleração.

Graças ao ASR são substancialmente facilitados ou até viabilizados, em condições adversas do piso, o arranque, a aceleração e as subidas íngremes.

O ASR liga-se automaticamente ao arrancar o motor. Caso seja necessário, é possível ligar ou desligar através do sistema Easy Connect*.

Com o ASR desligado, acende-se a respetiva luz de controlo . Normalmente, deve estar sempre ligado. Só em casos excecionais, isto é, quando se pretenda que as rodas patinem, se poderá desligar através do menu do sistema Easy Connect, por exemplo:

Depois disso, o dispositivo deve ser ligado novamente.

Luz de controlo

Existem três luzes indicadoras de informação sobre o controlo de tração: (para veículos equipados com M-ABS), (para veículos equipados com ESC) e . As luzes indicadoras acendem-se simultaneamente ao ligar a ignição e deverão desligar-se aproximadamente 2 segundos depois, que é o tempo que demora a verificação da função.

A luz indicadora ou tem a seguinte função:

Se o sistema estiver desligado ou se existir alguma avaria no mesmo, permanecerá aceso.

O aviso ASR também se acende em caso de avaria do ABS, dado que o sistema ASR trabalha em conjunto com o ABS. Para mais informações, consulte.

A luz indicadora informa sobre o estado de desativação do sistema:*

Através do Easy Connect restabelece-se a função ASR e o aviso apaga-se.

ATENÇÃO
  • Nem com o ASR se podem ultrapassar as limitações impostas pelas leis da física. Tenha em conta este fato, sobretudo quando circular numa estrada escorregadia ou molhada, ou ao circular com reboque.
  • O estilo de condução deve adaptar-se sempre às condições do piso e do trânsito. A maior segurança proporcionada pelo ASR não deve incitar a correr qualquer risco.

 

CUIDADO
  • Para assegurar um correto funcionamento do ASR, deverão estar montados pneus idênticos nas quatro rodas. Se os pneus apresentarem perímetros de rodagem diferentes, a potência do motor pode ver-se reduzida.
  • Eventuais alterações introduzidas no veículo (p. ex. no motor, no sistema de travões, no trem de rodagem ou a combinação jantes/ pneus) poderão afetar o funcionamento do ABS e do ASR.
Veja também:

Opel Corsa. Gravação de dados de eventos
Módulos de armazenamento de dados no veículo Um grande número de componentes electrónicos do seu veículo contém módulos de armazenamento de dados ...

Škoda Fabia. Extintor
Fig. 179 Soltar o extintor O extintor de incêndio está fixo por duas cintas num suporte por baixo do banco do passageiro. Para retirar o extintor, soltar os bloqueios nas du ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0134