Toyota Yaris: Quando desligar o motor com a alavanca de velocidades noutra posição que não P (veículos caixa de velocidades Multidrive)

Toyota Yaris / Condução / Procedimentos de condução / Interruptor do motor (ignição) (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque) / Quando desligar o motor com a alavanca de velocidades noutra posição que não P (veículos caixa de velocidades Multidrive)

Se o motor estiver parado com a alavanca de velocidades noutra posição que não P, o interruptor do motor não se desliga mas muda para o modo ACCESSORY. Efetue os seguintes procedimentos para desligar o interruptor:

  1. Verifique se o travão de estacionamento está aplicado.
  2. Coloque a alavanca de velocidades em P.
  3. Verifique se o indicador (verde) do sistema de chave inteligente para entrada e arranque pisca lentamente e depois pressione o interruptor do motor, uma vez.
  4. Verifique se o indicador (verde) do sistema de chave inteligente para entrada e arranque está desligado.

Função de cancelamento automático

Se o veículo for deixado no modo ACCESSORY ou IGNITION ON (o motor não está em funcionamento) durante mais de 1 hora com a alavanca seletora da caixa de velocidades em P, o interruptor do motor desligar-se-á automaticamente. Contudo, esta função não impede inteiramente a descarga da bateria. Não deixe o veículo com o interruptor do motor no modo ACCESSORY ou IGNITION ON durante longos períodos de tempo, quando o motor não estiver em funcionamento.

Se o veículo for deixado no modo ACCESSORY ou IGNITION ON (o motor não está em funcionamento) durante mais de 1 hora, o interruptor do motor desligar-se-á automaticamente. Contudo esta função não impede inteiramente a descarga da bateria. Não deixe o veículo com o interruptor do motor no modo ACCESSORY ou IGNITION ON durante longos períodos de tempo, quando o motor não estiver em funcionamento.

Pilha da chave eletrónica gasta

Circunstâncias que afetam o funcionamento

Nota para a função de entrada

Se o motor não entrar em funcionamento

Se o motor não entrar em funcionamento

Bloqueio da direção

Depois de desligar o interruptor do motor e de abrir e fechar as portas, o volante da direção bloqueia devido à função de bloqueio da direção. Se operar novamente o interruptor do motor, automaticamente cancela o bloqueio da direção.

Quando não é possível destrancar a coluna da direção

O indicador (verde) do sistema de chave inteligente para entrada e arranque pisca rapidamente.

Veículos com caixa de velocidades Multidrive

Certifique-se que a alavanca de velocidades está na posição P.

Pressione o interruptor do motor enquanto roda o volante da direção para a esquerda e para a direita.

Pressione o interruptor do motor enquanto roda o volante da direção para a esquerda e para a direita.

Prevenção do sobreaquecimento do motor da coluna de direção

Para evitar o sobreaquecimento do motor da coluna de direção, o motor elétrico pode ser interrompido se ligar e desligar o motor repetidamente, num curto espaço de tempo. Neste caso, evite colocar o motor em funcionamento.

Após cerca de 10 segundos, o motor da coluna de direção retomará o funcionamento.

Se o sistema não estiver a funcionar corretamente

Se a pilha da chave eletrónica estiver gasta

Funcionamento do interruptor do motor

Se o interruptor não for pressionado rápida e firmemente, o modo do interruptor do motor pode não se alterar ou o motor pode não entrar em funcionamento.

Se a alteração de uma definição desativou o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

AVISO

Quando colocar o motor em funcionamento

Coloque o motor em funcionamento se estiver sentado no banco do condutor.

Em circunstância alguma pressione o pedal do acelerador enquanto estiver a colocar o motor em funcionamento.

Se o fizer pode provocar um acidente, resultando em morte ou ferimentos graves.

Precauções durante a condução

Se o motor falhar quando o veículo estiver em movimento, não tranque ou abra as portas até que o veículo atinja um local seguro e fique completamente parado. Neste caso, a ativação da função de bloqueio da coluna da direção pode levar a um acidente, resultando em morte ou ferimentos graves.

Parar o motor numa emergência

Se pretender parar o motor numa situação de emergência durante a condução do veículo, pressione e mantenha premido o interruptor do motor durante mais de 3 segundos ou pressione-o rapidamente 3 ou mais vezes seguidas.

Contudo, não toque no interruptor do motor durante a condução, exceto numa situação de emergência. Se desligar o motor enquanto conduz, não perderá o controlo da direção ou de travagem mas perderá a assistência elétrica a esses sistemas. Ficará mais difícil conduzir e travar pelo que deverá encostar e parar o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

ATENÇÃO

Para evitar a descarga da bateria

Quando colocar o motor em funcionamento

Sintomas que indicam uma avaria no interruptor do motor

Se o interruptor do motor parece estar a funcionar de forma um pouco diferente do habitual, como que ligeiramente preso, pode tratar-se de uma avaria.

Contacte imediatamente um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Veja também:

Toyota Yaris. Itens a inicializar
Para o normal funcionamento do sistema, os seguintes itens têm de ser inicializados, após ações como voltar a conectar a bateria, ou após ter sido efetuada a manute ...

Mazda 2. Indicação da informação do dispositivo Bluetooth® audio
Se um dispositivo de áudio Bluetooth® for ligado, será indicada a seguinte informação no ecrã de áudio. X: Disponível -: Não disponível NOTA Poderá não ser indicada alguma ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0188