Toyota Yaris: Sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Toyota Yaris / Funcionamento de cada componente / Abertura, fecho e trancamento das portas / Sistema de chave inteligente para entrada e arranque

As operações que se seguem podem ser realizadas simplesmente transportando a chave eletrónica consigo, por exemplo, no seu bolso. (O condutor deve trazer sempre a chave eletrónica consigo.)

Localização da antena

  1. Antenas no exterior do habitáculo
  2. Antenas no interior do habitáculo
  3. Antena no exterior do compartimento da bagagem

Localização da antena

Alcance efetivo (áreas em que a chave eletrónica é detetada)

Quando trancar ou destrancar as portas

O sistema pode ser acionado se a chave eletrónica estiver a uma distância de 70 cm de qualquer um dos manípulos exteriores das portas da frente e da porta da retaguarda.

(Apenas pode operar as portas que detetam a chave.)

Alcance efetivo (áreas em que a chave eletrónica é detetada)

Quando colocar o motor em funcionamento ou mudar os modos do interruptor do motor

Quando colocar o motor em funcionamento ou mudar os modos do interruptor do motor

Alarmes e indicadores de aviso

É utilizada uma combinação de alarmes exteriores e interiores, bem como de luzes de aviso para evitar o furto do veículo e acidentes imprevisíveis resultantes de operações incorretas. Tome as medidas apropriadas de acordo com as luzes de aviso exibidas.

A tabela seguinte descreve circunstâncias e procedimentos corretivos apenas para quando soam os alarmes de aviso.

Alarme Situação/Ações
Alarme exterior soa uma vez durante 5 segundos
  • Foi feita uma tentativa para trancar as portas utilizando o sistema de chave inteligente para entrada e arranque com a chave eletrónica ainda no interior do veículo.

Retire a chave eletrónica de dentro do veículo e tranque as portas novamente.

  • Foi feita uma tentativa para trancar o veículo enquanto uma porta estava aberta.

Feche todas as portas e tranque-as novamente

Alarme interior sibila uma vez e o alarme exterior soa uma vez durante 5 segundos Foi feita uma tentativa para trancar uma das portas da frente, abrindo uma porta e colocando a tecla interior de trancamento na posição de trancada e, de seguida, a porta foi fechada segurando o respetivo manípulo exterior, com a chave eletrónica ainda no interior do veículo.

Retire a chave eletrónica de dentro do veículo e tranque as portas novamente.

Alarme interior sibila uma vez e o alarme exterior soa uma vez durante 5 segundos (em alguns modelos) Foi feita uma tentativa para trancar as portas não utilizando o sistema de chave inteligente para entrada e arranque com a chave eletrónica ainda no interior do veículo.

Retire a chave eletrónica de dentro do veículo e tranque as portas novamente.

Alarme interior soa continuamente O interruptor do motor foi colocado no modo ACCESSORY enquanto a porta do condutor estava aberta (ou a porta do condutor foi aberta enquanto o interruptor do motor estava no modo ACCESSORY.)

Desligue o interruptor do motor e feche a porta do condutor.

Alarme interior soa continuamente* A porta do condutor foi aberta enquanto a alavanca de velocidades estava numa posição diferente de P sem que o interruptor do motor tenha sido desligado.

Coloque a alavanca de velocidades na posição P.

*: Apenas veículos com caixa de velocidades Multidrive

Função de poupança de energia da pilha

A função de poupança de energia da pilha é ativada de forma a evitar a descarga da pilha da chave eletrónica e da bateria do veículo, quando este não é utilizado durante um longo período de tempo.

Nas seguintes situações o sistema de chave inteligente para entrada e arranque pode demorar mais tempo do que o normal a destrancar as portas.

Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não for utilizado durante 14 dias ou mais, as portas só podem ser destrancadas através da porta do condutor.

Neste caso, segure o manípulo da porta do condutor ou utilize o comando remoto ou a chave mecânica, para destrancar as portas.

Condições que afetam o funcionamento

O sistema de chave inteligente para entrada e arranque utiliza ondas de rádio fracas. Nas situações que se seguem, a comunicação entre a chave eletrónica e o veículo pode ser afetada, impedindo o sistema de chave inteligente para entrada e arranque, o comando remoto e o sistema imobilizador do motor de funcionarem devidamente.

Quando a pilha da chave eletrónica estiver gasta

Junto a uma antena de televisão, central elétrica, posto de gasolina, estação de rádio, ecrã gigante, aeroportos ou outros edifícios geradores de fortes ondas de rádio ou ruído elétrico.

Quando a chave eletrónica está em contacto com, ou é coberta pelos seguintes objetos metálicos

Quando outras chaves eletrónicas (que emitem ondas de rádio) se encontrarem nas imediações

Quando transporta a chave eletrónica juntamente com os seguintes dispositivos que emitem ondas de rádio

Se o vidro traseiro for colorido com conteúdo metálico, ou nele estiverem afixados objetos metálicos

Quando a chave eletrónica é colocada perto de carregadores de baterias ou de dispositivos eletrónicos

Notas sobre a função de entrada

Mesmo quando a chave eletrónica está dentro da área efetiva (áreas de deteção), o sistema pode não funcionar adequadamente nos seguintes casos:

Não deixe a chave eletrónica em cima do painel de instrumentos ou junto das bolsas das portas quando sair do veículo. Dependendo das condições de receção das ondas de rádio, a chave pode ser detetada pela antena no exterior do habitáculo, tornando possível fechar a porta pelo exterior, ficando assim a chave eletrónica trancada, dentro do veículo.

Enquanto a chave eletrónica estiver dentro da área efetiva, as portas podem ser trancadas ou destrancadas por qualquer pessoa.

Mesmo que a chave eletrónica não esteja no interior do veículo, pode ser possível colocar o motor em funcionamento, se a chave eletrónica estiver junto ao vidro.

As portas podem ser destrancadas se uma grande quantidade de água for projetada no manípulo das portas, tal como chuva intensa ou água da lavagem automática, quando a chave eletrónica está na área efetiva. (A porta será automaticamente trancada cerca de 30 segundos depois, se as portas não forem abertas nem fechadas.)

Pode não conseguir destrancar a porta se segurar o manípulo com uma luva calçada.

Se usar o comando remoto para trancar as portas quando a chave eletrónica estiver perto do veículo, existe a possibilidade da porta não ser destrancada pela função de entrada. (Utilize o comando remoto para destrancar as portas.)

Uma abordagem repentina à área efetiva ou ao manípulo da porta pode impedir que as portas destranquem. Neste caso, coloque o manípulo da porta na posição inicial e verifique se as portas destrancam, antes de puxar novamente o manípulo da porta.

Notas para trancamento das portas

Notas para a função de destrancamento

Quando o veículo não é conduzido durante longos períodos de tempo

Para um funcionamento correto do sistema

Certifique-se que tem a chave eletrónica na sua posse quando aciona o sistema. Não aproxime demasiado a chave eletrónica do veículo quando aciona o sistema a partir do exterior do veículo.

Dependendo da posição e da forma como segura a chave eletrónica, esta pode não ser detetada corretamente e o sistema pode não funcionar adequadamente.

(O alarme pode ser desativado acidentalmente ou a prevenção de trancamento das portas pode não funcionar.)

Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não funcionar corretamente

Configuração

As configurações (por ex., o sistema de chave inteligente para entrada e arranque) podem ser alteradas.

Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque tiver sido desativado durante a definição de uma configuração

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

AVISO

Prevenção relativamente a interferências com dispositivos eletrónicos

Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qualquer outro profissional igualmente qualificado e equipado para obter detalhes sobre a desativação da função de entrada.

Veja também:

Opel Corsa. Sistemas de segurança para crianças Top-Tether
Além do acessório ISOFIX, fixar a fita Top-Tether ao Sistema de segurança para crianças Top-Tether. Os sistemas de retenção ISOFIX para crianças co ...

Citroën DS3. Posições do selector de velocidades
P. Estacionamento. Imobilização do veículo, com travão de estacionamento engrenado ou desengrenado. Arranque do motor. R. Marcha-atrás. Manobras de marcha-atrás, veículo par ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0135