Fiat Punto: Partida com bateria auxiliar

Fiat Punto / Em emergência / Partida com bateria auxiliar

Se a bateria estiver descarregada, pode-se ligar o motor usando uma outra bateria que tenha capacidade igual ou pouco superior à da bateria descarregada (ver capítulo "Características técnicas").

Esta operação deverá ser feita da seguinte maneira:

1) Ligar os bornes positivos (sinal + perto do borne) das duas baterias com um cabo especial.

2) Ligar, com um segundo cabo, o borne negativo (-) da bateria auxiliar com um ponto de massa no motor ou na caixa de mudanças do veículo a ser ligado, ou com o borne negativo (-) da bateria descarregada.

3) Ligar o motor.

4) Quando o motor estiver em movimento, retirar os cabos, seguindo a ordem inversa.

Se, depois de algumas tentativas, o motor não funcionar, não insistir inutilmente, mas dirigir-se à Rede Assistencial Fiat.

Não efetue esta operação se não tiver experiência; operações efetuadas de forma incorreta podem provocar descargas elétricas de intensidade considerável e até mesmo explosão da bateria. Além disso, recomenda-se não chegar perto da bateria com chamas ou cigarros acesos e não provocar faíscas, pois há perigo de explosão e de incêndio.

Evitar, rigorosamente, o uso de um carregador de baterias para a partida de emergência. Poderiam ser danificados os sistemas eletrônicos e, principalmente, as centrais que comandam as funções de ignição e de alimentação.

Partida com bateria auxiliar

Veja também:

Škoda Fabia. Lâmpadas incandescentes
Introdução ao tema Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas: Disposição das lâmpadas incandescentes nos faró ...

Toyota Yaris. Limpeza e proteção do exterior do veículo
Efetue o seguinte para proteger o seu veículo e mantenha-o em excelentes condições: Inicie o trabalho de cima para baixo, aplique generosamente água na carroç ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0163