Seat Ibiza: Arranque do motor a gasolina

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Ligar e desligar o motor / Arranque do motor a gasolina

Só é possível pôr a trabalhar o motor com a respetiva chave original SEAT do veículo corretamente codificada.

Com o motor muito quente, poderá ser necessário acelerar um pouco, depois do motor pegar.

Quando se arranca com o motor frio, depois do arranque poderão ouvir-se brevemente alguns ruídos, visto que a compensação hidráulica do jogo de válvulas ainda tem de alcançar a pressão de óleo necessária. Isto é normal, não tendo qualquer importância.

Se o motor não pegar, interromper o processo de arranque ao fim de 10 segundos e repeti- lo após cerca de meio minuto. Se o motor continuar a não pegar, é necessário verificar o fusível da bomba de combustível, Fusíveis.

ATENÇÃO
  • Nunca dê arranque ao motor nem o deixe a trabalhar num recinto fechado ou sem ventilação.

    Um dos gases de escape do motor é o monóxido de carbono, um gás tóxico, incolor e inodoro e incolor cuja inalação pode ocasionar a morte. O monóxido de carbono pode provocar uma perda dos sentidos e, consequentemente, a morte.

  • Nunca deixe o veículo com o motor a trabalhar, sem vigilância.
  • Nunca utilize "aerossóis para arranque a frio", uma vez que podem explodir ou elevar repentinamente o regime do motor e provocar ferimentos.

 

CUIDADO
  • Enquanto o motor estiver frio, evitar os regimes de rotações elevados, as acelerações a fundo e uma solicitação excessiva, uma vez que isso poderia causar danos no motor.
  • Não deve empurrar ou rebocar o veículo, para colocar o motor em funcionamento, por mais de 50 m. Caso contrário, poderá chegar combustível não queimado ao catalisador, dando origem a danos.
  • Antes de empurrar ou rebocar, na tentativa de pôr o motor a funcionar, deve-se procurar utilizar a bateria de outro veículo como auxiliar de arranque. Ter em conta e seguir as indicações da (, Ajuda no arranque.

 

Aviso sobre o impacto ambiental Não aqueça o motor fazendo-o funcionar com o veículo parado. Inicie de imediato a marcha, conduzindo de forma serena. O motor atingirá assim mais depressa a sua temperatura de serviço e o nível de emissões será mais reduzido.
Veja também:

Citroën DS3. Condições de activação
Active City Brake funciona se estiverem reunidas as seguintes condições: ignição ligada, veículo em marcha à frente, velocidade compreendida entre cerca de 5 e 30 km/h, os sistemas de ...

Chevrolet Aveo. Substrutura
Materiais corrosivos utilizados para remoção do gelo e neve ou controlo de poeiras podem acumular-se na substrutura do veículo. A não remoção destes mater ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0274