Seat Ibiza: Botão de arranque

Na parte inferior da consola central: botão para ligar o motor
Fig. 149 Na parte inferior da consola central: botão para ligar o motor

 À direita da coluna de direção: arranque de emergência.
Fig. 150 À direita da coluna de direção: arranque de emergência.

O motor do veículo pode-se pôr em marcha com um botão para ligar o motor (Press & Drive). Para isso tem que ter uma chave do veículo válida dentro do habitáculo pela zona dos assentos dianteiros ou traseiros.

Abrindo a porta do condutor ao abandonar o veículo ativa-se o bloqueio eletrónico da coluna de direção se a ignição estiver desligada.

Ligar e desligar a ignição manualmente

Pressione brevemente uma vez o botão de arranque sem pisar o pedal do travão nem a embraiagem.

Tanto para veículos com caixa de velocidades manual como para automática, o texto do botão de arranque START ENGINE STOP pisca simulando o batimento de um coração quando o sistema esta pronto para ligar e desligar a ignição.

Desconexão automática da ignição

Se o condutor afasta-se do veículo levando consigo a chave do veículo e deixando a ignição conectada, a ignição se desliga automaticamente decorrido certo tempo. Se nesse momento estavam acesas a luzes de máximos, a luz de posição permanecerá acesa durante aprox. 30 minutos. A luz de posição pode-se apagar bloqueando o veículo ou manualmente.

Função de arranque de emergência

Se não detetar nenhuma chave válida no habitáculo, terá que realizar um arranque de emergência. No ecrã do painel de instrumentos aparece uma indicação a esse respeito.

Este pode ser o caso quando, por exemplo, a pilha do botão chave do veículo estiver muito gasta ou totalmente gasta:

Desativação de emergência

Caso não se possa desligar o motor pressionando brevemente o botão de arranque, deverá realizar-se uma desativação de emergência:

Função para voltar a ligar o motor

Se uma vez parado o motor não se detetar nenhuma chave válida no interior do veículo, só se disporá de 5 segundos para voltar a ligá-lo. Aparecerá uma advertência correspondente no ecrã do painel de instrumentos.

Decorrido este tempo, o motor não se poderá voltar a ligar sem uma chave válida no interior do veículo.

Desconexão automática da ignição em veículos com sistema Start-Stop

A ignição do veículo desliga-se automaticamente quando o veículo está parado e o desligamento automático do motor está ativo se:

Depois da desconexão automática da ignição, se a luz de médios está acesa, a luz de posição permanece acesa durante aprox.

30 minutos (se a bateria tem carga suficiente).

Se o condutor bloquear o veículo ou apagar a luz manualmente, a luz de posição apaga-se.

ATENÇÃO Qualquer movimento acidental do veículo pode causar lesões graves.
  • Ao pressionar a ignição, não pise no pedal do travão ou na embraiagem, caso contrário, o motor ligar-se-á imediatamente.

 

ATENÇÃO Se se utilizarem as chaves do veículo de forma negligente ou sem prestar a devida atenção, podem ocorrer acidentes e lesões graves.
  • Ao sair do veículo, nunca deixe nenhuma chave do mesmo no seu interior. Caso contrário, uma criança ou uma pessoa não autorizada poderia trancar o veículo, colocar o motor a trabalhar ou ligar a ignição, podendo assim acionar equipamentos elétricos (por ex., os vidros elétricos).

 

Aviso
  • Antes de abandonar o veículo, desligue sempre a ignição manualmente e, dado o caso, tenha em conta as indicações do ecrã do painel de instrumentos.
  • Se o veículo permanecer muito tempo parado com a ignição ligada, pode ser que a bateria do veículo se descarregue e não se possa pôr o motor em marcha.
  • Nos veículos com motor diesel, o motor pode demorar um pouco em pôr-se em marcha e tem de pré-aquecer.
  • Se durante a fase STOP se pressionar o botão START ENGINE STOP desliga-se a ignição e o interruptor pisca.
  • Se aparecer a indicação no ecrã do painel de instrumentos "Sistema Start-Stop desativado: Arrancar o motor manualmente" o botão START ENGINE STOP piscará.
Veja também:

Mazda 2. Comutação do ecrã (apenas AVRCP Ver. 1.3)
A informação visualizada no ecrã de áudio altera como em seguida, de cada vez que o botão texto (3) for pressionado durante a reprodução. NOTA Se a informação sobre o ...

Seat Ibiza. Carregamento ou substituição da bateria
A bateria não necessita de manutenção e é regularmente verificada aquando dos serviços de manutenção. Todos os trabalhos a realizar na bateria requerem conhecimentos técnicos e ferramentas ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0225