Seat Ibiza: Parar o motor

Depois de se desligar o motor, o ventilador ainda pode continuar a funcionar - mesmo com a ignição desligada - durante 10 minutos.

Poderá voltar a ligar-se também ao fim de algum tempo, se a temperatura do líquido de refrigeração subir devido a uma acumulação de calor ou se, com o motor quente, o seu compartimento for ainda aquecido por uma exposição ao sol.

ATENÇÃO
  • Nunca desligue o motor, antes do veículo estar totalmente imobilizado.
  • O servofreio só funciona com o motor a trabalhar.

    Com o motor parado é necessário exercer mais força para acionar os travões.

    Como, neste caso, não se pode travar de forma normal, poderia ocorrer um acidente e até lesões graves.

  • Quando a chave é retirada da fechadura da ignição, a tranca da direção pode engatar imediatamente. Já não é possível rodar o volante do veículo, pelo que existe risco de acidente.
  • A direção assistida não funciona com o motor desligado e é necessária mais força para virar o volante.
  • Se se retirar a chave da ignição, o bloqueio da direção poderá ficar ativo e a direção do veículo não funcionará.

 

CUIDADO
  • Quando o motor tiver sido submetido a grandes esforços, depois de parar, regista-se uma acumulação de calor no compartimento do motor, o que pode causar uma avaria no mesmo. Por essa razão, deixe-o funcionar em marcha lenta durante mais cerca de 2 minutos, antes de o desligar.
  • Se parar e o sistema Start-Stop* desligar o motor, a ignição mantém-se ligada. Antes de sair do veículo, certifique-se de que a ignição está desligada, caso contrário a bateria descarrega.
Veja também:

Seat Ibiza. Compatibilidade ambiental
O respeito pelo meio ambiente desempenha um papel importante no desenho, na seleção dos materiais e no fabrico do seu novo SEAT. Medidas construtivas para favorecer a reciclagem Acoplamento ...

Seat Ibiza. Descrição
Fig. 178 Suporte do dispositivo de engate para reboque/esfera desmontável/chave Em função do país ou da versão, a esfera desmontável do dispositivo para reboque encontra-se: sob a c ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0158