Seat Ibiza: Controlo eletrónico de estabilização (ESC)*

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Sistemas de travagem e estabilização / Controlo eletrónico de estabilização (ESC)*

Este controlo eletrónico de estabilidade reduz o risco de derrapagem e melhora a estabilidade do veículo.

O controlo eletrónico de estabilidade (ESC) inclui o bloqueio eletrónico do diferencial (EDS) e a regulação antipatinagem (ASR). O ESC funciona em conjunto com o ABS. Em caso de falha do ESC ou do ABS acendem-se ambas as luzes de controlo.

O ESC é automaticamente ligado quando o motor arranca.

O ESC está sempre ativo, não é possível desativá-lo. Com o sistema Easy Connect só é possível desativar o ASR ou selecionar o modo Sport.

O ASR pode desativar-se nos casos em que se pretenda que as rodas derrapem.

Por exemplo:

Em seguida, pressionar o botão para ativar de novo o ASR.

Controlo eletrónico de estabilidade (ESC)*

O ESC reduz o risco de derrapagem ao travar individualmente as rodas.

Com a ajuda da viragem do volante e da velocidade do veículo, determina-se a direção desejada pelo condutor e compara-se constantemente com o comportamento real do veículo. Em caso de irregularidades, como por exemplo, no caso de o veículo começar a derrapar, o ESC trava automaticamente a roda apropriada.

O veículo recupera a estabilidade através das forças aplicadas sobre a roda ao travar. Se tiver tendência a sobrevirar (derrapagem do trem traseiro), o sistema atua sobre a roda dianteira que descreve a trajetória exterior da curva.

Luz de controlo

Existem duas luzes de controlo de informação sobre o controlo eletrónico de estabilidade.

A luz de controlo informa sobre a função e o sobre o estado de desativação.

As luzes de controlo acendem-se ambas em simultâneo ao ligar a ignição e deverão desligar-se cerca de 2 segundos depois, que é o tempo que demora a verificação da função.

Este programa inclui os sistemas ABS, EDS e ASR. Também inclui o auxílio na travagem de emergência (BAS).

A luz de controlo tem as seguintes funções:

Se esta luz de controlo permanecer acesa após o motor ter sido ligado, isto pode dever-se ao facto da função ter sido desativada pelo sistema. Neste caso, o ESC pode voltar a ser ativado desligando e voltando a ligar a ignição. Quando a luz de controlo se apaga, isto significa que o sistema está novamente pronto a funcionar.

O aviso " informa sobre o estado de desativação do sistema:

ATENÇÃO
  • Não esquecer que o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) não pode ultrapassar os limites impostos pela física. Tenha em conta este fato, sobretudo quando circular numa estrada escorregadia ou molhada, ou ao circular com reboque.
  • O estilo de condução deve ser sempre ajustado às condições do piso e do trânsito. A maior segurança proporcionada pelo ESC não deve incitar a correr qualquer risco.

 

CUIDADO
  • Para assegurar um correto funcionamento do ESC, deverão estar montados pneus idênticos nas quatro rodas. Se os pneus apresentarem perímetros de rodagem diferentes, a potência do motor pode ver-se reduzida.
  • Eventuais alterações introduzidas no veículo (p. ex., no motor, no sistema de travagem, no trem de rodagem ou a combinação de rodas/ pneus) poderão influenciar o funcionamento do ABS, EDS, ESC e ASR.
Veja também:

KIA Rio. Abrir o capô
1. Puxe a alavanca de abertura para desengatar o capô. O capô levanta-se ligeiramente. AVISO Abra o capot depois de desligar o motor e estacionar o veículo numa superf ...

Seat Ibiza. Funcionamento
Fig. 153 Visor do painel de instrumentos: indicações do estado do GRA. O regulador de velocidade (GRA) mantém constante a velocidade programada a partir de 20 km/h (15 mph). O GRA só ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.035