Seat Ibiza: Desbloquear e bloquear o veículo com Keyless Access

Seat Ibiza / Utilização / Abertura e fecho / Fecho centralizado / Desbloquear e bloquear o veículo com Keyless Access

Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: Zonas próximas.
Fig. 119 Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: Zonas próximas.

Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: superfície sensora A de destrancagem na parte interior do manípulo da porta e superfície sensora B de trancagem na parte exterior do manípulo.
Fig. 120 Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: superfície sensora A de destrancagem na parte interior do manípulo da porta e superfície sensora B de trancagem na parte exterior do manípulo.

Em função do equipamento, o veículo pode dispor do sistema Keyless Access.

O Keyless Access é um sistema de fecho e arranque sem chave com o qual se pode destrancar e trancar o veículo sem utilizar ativamente a chave do mesmo. Para isso, só é necessário que tenha uma chave do veículo válida na zona de deteção correspondente à tentativa de acesso ao veículo Fig. 119 e tocar numa das superfícies sensoras dos manípulos das portas Fig. 120.

É possível destrancar e trancar o veículo apenas pela porta do condutor. Ao fazê-lo, a chave de controlo remoto não deve estar a uma distância superior a aprox. 1,5 m da pega da porta.

É pouco importante, se a chave com comando via rádio se encontra por exemplo no bolso do seu casaco ou na pasta dos documentos.

Abrir a porta novamente não é possível durante breves momentos após o processo de fechar. Por isso tem a possibilidade de certificar-se sobre o fecho correto das portas.

Se desejar, ao destrancar pode destrancar apenas a porta do condutor, as do lado onde destranca ou todo o veículo. Pode realizar os ajustes necessários em veículos com sistema de informação para o condutor.

Informações gerais

Se se encontrar uma chave válida numa das zonas próximas Fig. 119, o sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access confere a essa chave direitos de acesso quando se toca numa das superfícies sensoras do manípulo da porta do condutor. Em seguida, são possíveis as funções seguintes sem ter que utilizar ativamente a chave do veículo:

O fecho centralizado e o sistema de fecho funcionam da mesma forma do que com o sistema de trancagem e destrancagem normal.

Apenas mudam os comandos.

A destrancagem do veículo confirma-se com um piscar duplo dos intermitentes; a trancagem, com um único.

Se bloquear o veículo e a seguir fechar todas as portas e a porta da bagageira, ficando dentro do veículo a última chave utilizada e nenhuma fora, o veículo não bloqueará imediatamente.

Todas as luzes indicadoras de mudança de direção piscam quatro vezes. O veículo é automaticamente trancado de novo, se não se abrir uma das portas ou a porta da bagageira ao fim de alguns segundos.

O veículo é automaticamente trancado de novo, se não se abrir uma das portas ou a tampa da bagageira ao fim de alguns segundos.

Destrancar e abrir as portas (Keyless-Entry)

Em veículos com abertura seletiva, ou configuração do sistema de infotainment, empurrar duas vezes a manípulo da porta desbloqueará todas as portas.

Em veículos sem sistema de segurança "Safe": fechar e trancar as portas (Keyless-Exit)

Em veículos com sistema de segurança "Safe": fechar e trancar as portas (Keyless-Exit)

Desbloquear e bloquear a porta da bagageira

Quando o veículo está bloqueado, a porta da bagageira desbloqueia-se automaticamente ao abri-la se na sua zona próxima Fig. 119 se encontrar uma chave do veículo válida.

Abra o fecho da porta da bagageira da forma normal.

Após fechá-lo, a porta da bagageira tranca-se automaticamente. Se o veículo completo estiver desbloqueado, a porta da bagageira não se bloqueará automaticamente depois de fechá-la.

Que ocorre ao bloquear o veículo com uma segunda chave

Se no interior do veículo se encontrar uma chave e se se trancar o veículo a partir de fora com uma segunda chave, a chave que se encontra no interior do veículo fica bloqueada para o arranque do motor.

Para ativar o arranque do motor, é necessário pressionar o botão da chave que se encontra no interior do veículo.

Desativação automática dos sensores

Se não se destrancar nem trancar o veículo durante um longo período de tempo, os sensores de proximidade das portas desativam-se automaticamente.

Se, com o veículo trancado, o sensor exterior dos manípulos das portas se ativa anormalmente com frequência (por ex., pelo contacto com os ramos de um arbusto), desativam-se todos os sensores de proximidade durante algum tempo.

O sensores ativar-se-ão novamente:

Função de desativação temporária do Keyless Access

Se desejar desativar temporariamente o Keyless Access, deve realizar uma sequência de ações. Em primeiro lugar, deve trancar-se o veículo utilizando a chave do mesmo, a partir de então, dispõe de 5 segundos para realizar uma segunda ação de fecho através do sensor do manípulo da porta.

No caso de a segunda ação se realizar passados 5 segundos após trancar o veículo utilizando o comando, não será possível a desativação do Keyless Access.

Depois de desativado temporariamente o Keyless Access, só se poderá destrancar o veículo utilizando a chave. Depois de destrancar, reativar-se-á a funcionalidade Keyless Access.

Funções de conforto

Para fechar com a função de confort todas as janelas elétricas e o teto de vidro, mantenha um dedo durante uns segundos sobre a superfície sensora de bloqueio Fig. 120 B (seta) do manípulo da porta até que se tenham fechado as janelas e o teto.

A abertura das portas ao tocar na superfície sensora do manípulo da porta terá lugar em função dos ajustes que se tenham ativado no sistema Easy Connect com a tecla e os botões de função AJUSTES e Abertura e fecho.

CUIDADO As superfícies sensoras dos manípulos das portas poderiam ativar-se ao receber um jato de água ou de vapor a grande pressão, caso existisse alguma chave do veículo válida na zona próxima. Se pelo menos um dos vidros elétricos estiver aberto e se ativar a superfície sensora B (seta) do manípulo de forma permanente, fechar-se-ão todos os vidros.

 

Aviso
  • Se a bateria do veículo tiver pouca carga ou estiver descarregada, ou a pilha da chave do veículo estiver quase gasta ou gasta, é possível que não se possa destrancar nem trancar o veículo com o sistema Keyless Access. O veículo pode ser destrancado ou trancado manualmente.
  • Para poder controlar o bloqueio correto do veículo, a função de desbloqueio fica desativada durante aprox. 2 segundos.
  • Se no ecrã do painel de instrumentos mostrar a mensagem Sistema Keyless avariado, pode ser que se produzam anomalias no funcionamento do sistema Keyless Access.

    Dirija-se a uma oficina especializada. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

  • Dependendo da função que esteja ajustada no sistema de infotenimento para os retrovisores, os retrovisores exteriores abrir-se-ão e as luzes de orientação acender-se-ão ao destrancar o veículo utilizando a superfície sensora situada no manípulo da porta do condutor.
  • Se não houver nenhuma chave válida dentro do veículo ou o sistema não a detetar, aparecerá um aviso correspondente no ecrã do painel de instrumentos. Isto poderia ocorrer se algum outro sinal de radiofrequência interferisse no sinal da chave (por ex., a de algum acessório para dispositivos móveis) ou se a chave estivesse tapada por algum objeto (por ex., por uma maleta de alumínio).
  • O funcionamento dos sensores dos manípulos das portas pode ser afetado se os sensores estiverem muito sujos, por exemplo, uma camada de sal. Dependendo do caso, limpe o veículo.
  • Se o veículo estiver equipado com caixa de velocidades automática, só se poderá trancar se a alavanca seletora estiver na posição P.
Veja também:

Seat Ibiza. Conservação das peças de plástico
Se não for suficiente uma lavagem normal, poder-se-ão utilizar na limpeza e conservação das peças de plástico produtos especiais que não contenham dissolventes e que estejam homologados. ...

Fiat Punto. Aquecimento rápido do habitáculo
Para obter o mais rápido rendimento de aquecimento, proceder como indicado a seguir: girar o seletor A no setor vermelho; ativar a circulação de ar interno posicionando ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0194