Seat Ibiza: Deteção de peões

No ecrã do painel de instrumentos: A Indicação do pré-aviso. B Deteção de peões desativada.
Fig. 161 No ecrã do painel de instrumentos: A Indicação do pré-aviso. B Deteção de peões desativada.

A função de deteção de peões pode contribuir para evitar acidentes com peões ou para reduzir as consequências de um acidente.

A função adverte em caso de perigo de colisão, prepara o veículo para uma travagem de emergência, assiste na travagem e realiza uma travagem automática.

Se a função detetar uma possível colisão com um peão, adverte o condutor através de um sinal acústico e de uma indicação a esse respeito no ecrã do painel de instrumentos Fig. 161.

A função de deteção de peões, incluindo o pré-aviso, liga-se automaticamente quando se liga a ignição.

A SEAT recomenda ter a função de deteção de peões sempre ligada. As exceções descritas para o sistema de observação do meio são igualmente válidas para a deteção de peões.

Desligar ou ligar o sistema de deteção de peões

Com a ignição ligada, a função de deteção de peões pode ligar-se ou desligar-se conforme se segue:

Quando se desliga a função de proteção de peões, no ecrã do painel de instrumentos aparece uma indicação a esse respeito Fig. 161 B.

ATENÇÃO A tecnologia inteligente que o assistente de saída do estacionamento integra não pode superar os limites impostos pelas leis da física e apenas funciona dentro dos limites do sistema. A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor. Se o sistema de deteção de peões emitir uma advertência, trave o veículo imediatamente com o pedal do travão ou esquive do peão, em função das circunstâncias do tráfego.
  • O assistente de deteção de peões não pode evitar de forma autónoma acidentes ou lesões graves.
  • Em situações de circulação complexas, o sistema de deteção de peões pode avisar sem necessidade e intervir nos travões sem que seja desejado como, por exemplo, em caso de vias principais com curvas.
  • Se o funcionamento do sistema se encontrar comprometido, por exemplo, se o sensor de radar ou a câmara estão cobertos ou estiverem desajustados, pode ser que o sistema emita advertências inoportunas e intervenha nos travões inoportunamente.
  • Como condutor, deve estar sempre preparado para retomar o controlo do veículo.

 

Aviso
  • Quando o sistema de deteção de peões provoca uma travagem, o pedal do travão oferece mais resistência.
  • As intervenções automáticas nos travões do sistema de deteção de peões podem interromper-se pisando o acelerador ou movendo o volante.
  • Se o sistema de deteção de peões não funciona como se descreve neste capítulo (p. ex., se intervém várias vezes de forma inoportuna), desligue-o, vá imediatamente a uma oficina especializada e solicite a revisão do sistema.

    A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Veja também:

KIA Rio. Regulação dos faróis
1. Encha os pneus até alcançar a pressão especificada e retire todas as cargas do veículo, exceto o condutor, o pneu sobresselente e as ferramentas. 2. O ve& ...

Peugeot 207. Instalação das barras de tejadilho (sw)
Para instalar as barras de tejadilho longitudinais, consultar a rede PEUGEOT ou uma [ofi cina qualifi cada]. Para instalar barras de tejadilho transversais respeitar o seu posicionamento refe ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.3284