Seat Ibiza: Gestão eletrónica do binário motriz (XDS)*

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Sistemas de travagem e estabilização / Gestão eletrónica do binário motriz (XDS)*

Na altura de fazer uma curva, o mecanismo diferencial do eixo motriz permite que a roda exterior gire a maior velocidade que a interior.

Desta forma, a roda que gira a maior velocidade (exterior) recebe menos binário motriz que a interior. Isto pode provocar que em determinadas situações, o binário aplicado à roda interior seja excessivo, provocando a sua derrapagem. Ao contrário, a roda exterior recebe menos binário motriz do que poderia transmitir. Este efeito provoca uma perda global de aderência lateral no eixo dianteiro, que se traduz numa subviragem ou "alargamento " da trajetória.

O sistema XDS consegue, através dos sensores e sinais do ESC, detetar e corrigir este efeito.

O XDS, através do ESC travará as rodas interiores e compensará o excesso de binário motriz na roda motriz interior. Isto permitirá que a trajetória solicitada pelo condutor se realize com maior precisão.

O sistema XDS funciona em combinação com o ESC e permanece sempre ativo, mesmo que o controlo de tração ASR se encontre desligado ou o ESC esteja no modo Sport.

Veja também:

Mazda 2. Eliminação de um dispositivo (Bluetooth® Audio)
Utilizando o manípulo de controlo do som, selecione o modo eliminação do emparelhamento "PAIR DELETE" no modo "BT SETUP". (Para mais informações, consulte "Configuração do dispositivo ...

Renault Clio. Colocação da rede por detrás dos bancos dianteiros
No interior do veículo (de cada lado): levante a tampa 1, para aceder ao anel de fixação superior da rede; fixe o gancho da fita da rede ao anel; Não coloque ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0231