Seat Ibiza: Sistema antibloqueio (ABS)

O sistema antibloqueio (ABS) impede que as rodas fiquem bloqueadas ao travar e contribui significativamente para o aumento da segurança ativa ao conduzir.

Funcionamento do ABS

Quando uma roda gira a uma velocidade insuficiente, em relação à velocidade do veículo, e tiver tendência a bloquear, reduz-se a pressão de travagem aplicada a essa roda.

Nota-se esta regulação pelo movimento vibratório do pedal do travão acompanhado de certos ruídos. Desta forma, avisa-se o condutor que as rodas têm tendência a bloquear e que o ABS está a intervir. Para que o ABS possa atuar com a máxima eficiência, é necessário manter o pedal do travão carregado, mas sem nunca o "bombear".

Ao travar de forma brusca em piso escorregadio, a maneabilidade da direção mantém-se no nível ideal, uma vez que as rodas não ficam bloqueadas.

No entanto, o ABS não reduz sempre a distância de travagem. Se conduzir em cima de gravilha ou neve caída recentemente sobre um piso escorregadio, a distância de travagem pode chegar a ser maior.

Luz de controlo

A luz de controlo acende-se durante alguns segundos quando se liga a ignição.

Apaga-se quando é finalizado o processo automático de verificação.

O ABS está avariado se:

No entanto é possível travar o veículo com o sistema de travões normal, ou seja, sem ABS. Dirija-se o quanto antes a uma oficina especializada.

Em caso de anomalia no ABS, acende-se também a luz de controlo do ESC* e a da pressão dos pneus.

Avaria geral do sistema de travões Caso se acenda a luz de controlo do ABS juntamente com a luz de controlo do sistema de travagem , tanto o ABS como o sistema de travagem estão avariados.

ATENÇÃO
  • O ABS não pode contrariar os limites impostos pelas leis da física, pelo que um piso de rodagem escorregadio ou húmido não deixa de ser perigoso. Quando o ABS está ativo, deve adaptar imediatamente a velocidade às condições da via e do tráfego. O fato de ser maior a segurança oferecida por este sistema, não deve levar a correr qualquer risco, uma vez que existe o risco de acidente.
  • A eficácia do ABS depende também dos pneus.
  • Eventuais alterações introduzidas no trem de rodagem ou no sistema de travões poderão influenciar substancialmente o funcionamento do ABS.

 

ATENÇÃO
  • Antes de abrir o capô do motor, tenha em atenção as advertências, Trabalhos no compartimento do motor.
  • Se a luz de controlo do sistema de travões se acende em conjunto com o aviso do ABS , pare imediatamente o veículo e verifique o nível do líquido dos travões, Líquido dos travões. Se o nível do líquido dos travões estiver abaixo da marca "MIN", pare o veículo, pois existe risco de acidente. Solicite a ajuda de um técnico.
  • Se o nível do líquido dos travões estiver correto, a deficiência no sistema de travões poderá ter sido provocada por uma avaria no ABS. Quando esta função falha, as rodas traseiras podem ficar bloqueadas com relativa rapidez. Em certas circunstâncias poderá ocorrer a derrapagem da traseira do veículo, o que pode provocar a perda de controlo do mesmo. Pare o veículo e solicite a ajuda de um técnico.
Veja também:

Seat Ibiza. Ligar/Desligar manualmente o sistema Start-Stop
Fig. 152 Consola central: botão do sistema Start/Stop. Se não desejar utilizar o sistema, pode desligá-lo manualmente. Para desligar/ligar manualmente o sistema Start-Stop, pressione ...

KIA Rio. Cinto de segurança com pretensor
O seu veículo está equipado com cintos de segurança com pré-tensores nas posições das partes laterais dos bancos dianteiros e traseiros. O objetivo ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0273