Seat Ibiza: Indicador da temperatura do líquido de refrigeração

Seat Ibiza / Utilização / Instrumentos e luzes de controlo / Instrumentos / Indicador da temperatura do líquido de refrigeração

Para os veículos sem indicador de temperatura do líquido de refrigeração, aparece uma luz de controlo quando existe uma temperatura elevada. Tenha em conta.

O indicador da temperatura do líquido de refrigeração 2 Fig. 106 só funciona com a ignição ligada. Para evitar danos no motor, tenha em atenção as seguintes observações sobre as margens de temperatura.

Zona fria

Se se iluminarem apenas os segmentos luminosos na margem inferior da escala, significa que o motor ainda não atingiu a sua temperatura de funcionamento. Evite regimes altos de rotações, não acelere a fundo e não submeta o motor a grandes esforços.

Zona normal

Se, ao conduzir normalmente, os LED se iluminarem até à zona central, significa que o motor alcançou a temperatura de funcionamento.

Com temperaturas exteriores altas e ao submeter o motor a grandes esforços, os LED podem continuar a iluminar-se e alcançar a parte superior. Isto não será preocupante enquanto não se acender a luz de controlo no ecrã digital do painel de instrumentos.

Nível de aquecimento

Quando se iluminam os LED na área superior de visualização e aparece a luz de controlo no ecrã do painel de instrumentos, a temperatura do líquido de refrigeração é excessiva.

CUIDADO
  • Para que o motor tenha uma longa vida útil, recomenda-se que evite regimes de rotações altos, acelerações a fundo e submissão do motor a grandes esforços durante aprox. os primeiros 15 minutos, enquanto o motor estiver frio. O tempo que o motor demora a aquecer depende também da temperatura exterior.

    Neste caso, oriente-se pela temperatura do óleo motor*.

  • Os faróis auxiliares e outros acessórios montados em frente da entrada do ar de refrigeração reduzem a eficácia do arrefecimento do líquido de refrigeração. Com temperaturas exteriores elevadas e o motor submetido a grande esforço, existe o risco de um sobreaquecimento do motor.
  • O spoiler dianteiro assegura uma correta repartição do ar de refrigeração em andamento.

    Em caso do spoiler ficar danificado, a eficácia da refrigeração diminuí e há o perigo de um sobreaquecimento do motor. Contacte um serviço de assistência técnica.

Veja também:

Seat Ibiza. Introdução ao tema
Em princípio, um fusível pode estar atribuído a vários dispositivos. De forma inversa, é possível que a um dispositivo correspondam vários fusíveis. Substituir os fusíveis apenas se ...

Citroën DS3. Engate de um reboque
O seu veículo foi concebido essencialmente para o transporte de pessoas e de bagagens mas pode ser também utilizado para puxar um reboque. Recomendamos que utilize os engates de reboque ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0198