KIA Rio: Luzes de aviso e indicadores luminosos

KIA Rio / Sistemas e equipamentos do veículo / Combinado de instrumentos / Luzes de aviso e indicadores luminosos

Verifique o funcionamento das luzes de aviso ligando a ignição (interruptor na posição ON) (não ligue o motor).

Se alguma luz avisadora permanecer acesa isso significa que está perante uma situação que requer a sua atenção.

Depois de ligar o motor, certifique-se de que as luzes de aviso estão todas apagadas. Se houver alguma ainda acesa, indica uma situação que requer atenção. Ao desengatar o travão de estacionamento, é suposto a luz de aviso do sistema de travagem apagar-se. A luz de aviso do nível de combustível permanece acesa se o nível de combustível for baixo.

Luz indicadora ECO (se instalado)

A luz indicadora ECO serve para o informar sobre a forma de condução mais económica.

Surge sempre que conduz de forma eficiente para o ajudar a reduzir o consumo de combustível.

AVISO

Não esteja sempre a olhar para a luz indicadora enquanto vai a conduzir. Poderá distrair-se e causar um acidente do qual podem resultar graves danos pessoais.

Luz de aviso dos airbags (se instalado)

Esta luz de aviso acende-se cerca de 6 segundos com a ligação da ignição (interruptor na posição ON).

Esta luz também se acende se o sistema SRS não estiver a funcionar correctamente. Se a luz de aviso "AIR BAG " não se acender, continuar acesa para lá dos cerca de 6 segundos predefinidos depois da ligação da ignição ou do arranque do motor ou se acender durante a condução, neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Luz de aviso do sistema antibloqueio das rodas nas travagens (ABS) (se instalado)

Esta luz acende-se com o interruptor da ignição na posição ON e apaga-se após cerca de 3 segundos se o sistema estiver a funcionar normalmente.

Se a luz de aviso do sistema ABS permanecer acesa, se acender durante a condução ou não se acender com a ligação da ignição (interruptor na posição ON), poderá haver um problema no ABS.

Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido. O sistema de travagem normal continuará operacional, mas sem a assistência do sistema ABS.

Luz de aviso do sistema de distribuição electrónica da força de travagem (EBD)

Se duas luzes de aviso se acenderem ao mesmo tempo durante a condução, o seu veículo tem um problema nos sistemas ABS e EBD.

Neste caso, o sistema ABS e o sistema de travagem normal poderão não actuar devidamente. Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

AVISO

Se as luzes de aviso dos sistemas ABS e de travagem se acenderem e continuarem acesas, o sistema de travagem do veículo não actuará devidamente, numa travagem brusca. Neste caso, evite conduzir a alta velocidade e travar bruscamente. Recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido o mais depressa possível.

Aviso do travão de estacionamento & óleo dos travões

Aviso do travão de estacionamento

Esta luz acende-se com o travão de estacionamento engatado e o interruptor de ignição na posição START ou ON. A luz de aviso deverá apagar-se com o desengate do travão de estacionamento.

Aviso de nível baixo do óleo dos travões

Se a luz de aviso se mantiver acesa, poderá indicar que o nível do óleo dos travões existente no depósito está baixo.

Nesse caso: 1. Conduza com cuidado até encontrar um local seguro e pare o veículo.

2. Com o motor desligado, verifique imediatamente o nível do óleo dos travões e deite o óleo necessário.

Depois, inspeccione os componentes dos travões para ver se detecta fugas de óleo.

3. Se encontrar fugas de óleo, a luz de aviso continuar acesa ou os travões não actuarem correctamente, não conduza o veículo. Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

O seu veículo está equipado com dois sistemas de travagem diagonais. Isto significa que se um dos sistemas falhar, continua a haver travões em duas rodas.

Se estiver a funcionar apenas um dos sistemas de travagem, o curso e a pressão exercida sobre o pedal dos travões terão de ser maiores. De igual modo, a distância de paragem do veículo será mais prolongada. Se os travões falharem durante a condução, efectue uma redução de caixa para travar com o motor e pare o veículo logo que possível e em segurança.

Para verificar o funcionamento da lâmpada, verifique se a luz de aviso do travão de estacionamento & óleo dos travões se acende com a ignição ligada (interruptor na posição ON).

AVISO

É perigoso conduzir o veículo com uma luz de aviso acesa. Se a luz de aviso dos travões se mantiver acesa, neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Aviso para colocação dos cintos de segurança (se instalado)

Luz de aviso para colocação de cintos de segurança

Para alertar o condutor, a luz de aviso do cinto de segurança pisca ou acende-se durante cerca de 6 segundos sempre que ligar a ignição.

Para saber mais pormenores, consulte "cinto de segurança" no capítulo 3.

Indicadores luminosos de mudança de direcção

As setas verdes piscantes do painel de instrumentos mostram a direcção indicada pelos sinais de mudança de direcção. Se a seta se acender mas não piscar, piscar mais rapidamente do que o normal ou não piscar de todo, isso significa que há uma avaria no sistema dos indicadores. Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Indicador das luzes de estrada (máximos)

Este indicador acende-se com os faróis acesos na posição das luzes de estrada (máximos) ou se puxar a vareta das luzes de estrada para fazer sinal de cedência de passagem.

Indicador de luz de presença

A luz do indicador acende quando a luz traseira ou os faróis estão ligadas (ON).

Indicador luminoso das luzes de nevoeiro dianteiras (se instalado)

Esta luz acende-se com o acendimento das luzes de nevoeiro dianteiras.

Indicador luminoso das luzes de nevoeiro traseiras (se instalado)

Esta luz acende-se com o acendimento das luzes de nevoeiro traseiras.

Indicador de luzes de cruzamento (se instalado)

Este indicador acende-se com os faróis acesos e na posição de luzes de cruzamento.

Aviso da pressão do óleo do motor

Esta luz de aviso indica que a pressão do óleo do motor está baixa.

Se a luz de aviso se acender durante a condução: 1. Encoste em segurança à berma da estrada e pare o veículo.

2. Com o motor desligado, verifique o nível do óleo do motor. Se o nível estiver baixo, deite o óleo necessário.

Se a luz avisadora continuar acesa depois de ter acrescentado óleo ou se não tiver óleo disponível para o fazer, recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido o mais depressa possível.

ATENÇÃO

Luz de aviso do nível do óleo do motor (se instalado)

A luz de aviso do nível do óleo do motor acende-se se for necessário verificar o nível do óleo.

Se a luz de aviso se acender, verifique o nível do óleo do motor assim que possível e deite óleo na quantidade necessária.

Deite devagar o óleo recomendado num funil. (Capacidade de reenchimento do óleo: cerca de 0,6 ~ 1,0 l) Utilize apenas o óleo de motor especificado. (Consulte "Lubrificantes e capacidades recomendados" no capítulo 8.) Não deite demasiado óleo. Certifique-se de que o nível do óleo não fica acima da marca 'F' ('Cheio') da vareta.

INFORMAÇÃO

ATENÇÃO

Se a luz permanecer acesa depois de ter acrescentado óleo do motor e percorrido aproximadamente 50 km~100 km com o motor a quente, neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o sistema possa ser verificado o mais depressa possível.

Mesmo que esta luz não se acenda depois da ligação do motor, verifique o nível e deite óleo de motor periodicamente.

Aviso do sistema eléctrico

Esta luz de aviso indica uma avaria do gerador ou do sistema eléctrico.

Se ela se acender com o veículo em andamento: 1. Pare assim que puder num local seguro.

2. Com o motor desligado, inspeccione a correia de transmissão do gerador para ver se detecta folgas ou rupturas.

3. Se a correia estiver correctamente afinada, existe um problema algures no sistema eléctrico. Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido o mais depressa possível.

Luz de aviso de porta da bagageira aberta

Esta luz de aviso acende-se se a porta da bagageira estiver mal fechada, com o interruptor da ignição em qualquer posição.

Luz de aviso de porta mal fechada

Esta luz de aviso acende-se uma das portas do habitáculo estiver mal fechada, com o interruptor da ignição em qualquer posição.

Indicador do sistema imobilizador (se instalado)

Sem sistema Smart Key

Esta luz acende-se se a chave do sistema imobilizador for introduzida e colocada na posição ON para ligar o motor.

Pode então ligar o motor. A luz apaga-se depois da ligação do motor.

Com o interruptor da ignição na posição ON, se esta luz piscar antes da ligação do motor, neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Com sistema Smart Key

Se ocorrer alguma das seguintes situações num veículo equipado com sistema Smart Key, a luz indicadora do imobilizador acende-se, pisca ou apaga-se.

No entanto, se o dispositivo smart key não estiver dentro do veículo, se carregar no botão de arranque/paragem do motor, a luz indicadora acende-se só alguns segundos para indicar que não é possível ligar o motor de arranque.

Aviso de nível de combustível em baixo

Esta luz de aviso indica que o depósito de combustível está quase vazio. Se ela se acender, reabasteça logo que possível. Conduzir com a luz de aviso do nível de combustível acesa ou com o nível de combustível abaixo de "E" pode causar problemas de combustão no motor e danificar o conversor catalítico.

Indicador luminoso de avaria (MIL) (luz de verificação do motor)

Este indicador luminoso faz parte do Sistema de Controlo de Emissões que monitoriza os vários componentes deste sistema. Se esta luz se acender durante a condução, indica um possível problema detectado algures no sistema de controlo de emissões.

Esta luz também se acende com a ligação da ignição, apagando-se segundos depois do arranque do motor.

Se ela se acender durante a condução, ou não se acender com a ligação da ignição, neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

ATENÇÃO

ATENÇÃO - Motor diesel (Se estiver equipado com filtro DPF)

A luz indicadora de falha de funcionamento pode deixar de piscar se conduzir o seu automóvel a mais de 60 km/h ou numa mudança de velocidades igual ou superior à segunda a 1500 ~ 2000 rpm durante algum tempo (cerca de 25 minutos).

Se mesmo assim a luz indicadora de falha de funcionamento continuar a piscar, recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido. Se continuar a conduzir durante muito tempo com a luz indicadora de falha de funcionamento a piscar, o sistema DPF pode ficar danificado e isso irá agravar o consumo de combustível.

Indicador do ESC (Programa de Estabilidade Electrónico) (se instalado)

O indicador do ESC acende-se com a ligação da ignição, mas deverá apagarse cerca de 3 segundos depois. Se o indicador do ESC se acender, este sistema monitoriza as condições de condução e, caso estas sejam normais, a luz apaga-se. Se ESC detectar uma situação de piso escorregado ou pouca tracção, este sistema actua e o respectivo indicador pisca para sinalizar a sua actuação.

No entanto, se o sistema ESC tiver uma avaria, o indicador acende-se e permanece aceso. Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Indicador de desactivação "ESC OFF" (se instalado)

O indicador de desactivação ESC OFF acende-se com a ligação da ignição, mas deverá apagar-se cerca de 3 segundos depois. Para passar para o modo de desactivação, carregue no botão ESC OFF. O indicador luminoso ESC OFF acende-se indicando a desactivação do sistema ESC. Se este indicador permanecer aceso sem o modo 'ESC OFF' estar seleccionado, o sistema ESC poderá ter uma avaria.

Luz indicadora KEY OUT (se instalado)

Quando o botão ENGINE START/STOP se encontra na posição ACC ou ON e uma das portas está aberta, o sistema procura detectar a presença do dispositivo Smart Key. Se este não se encontrar dentro do veículo, a luz indicadora pisca e se todas as portas estiverem fechadas o sinal sonoro far-seá também ouvir durante cerca de 5 segundos. A luz indicadora apaga-se depois do veículo entrar em movimento.

Mantenha o dispositivo no interior do veículo.

Aviso sonoro para remoção da chave da ignição (se instalado)

Sem sistema smart key

Se a porta do condutor for aberta com a chave ainda inserida no interruptor da ignição (posição ACC ou LOCK), soará o aviso sonoro para remoção da chave da ignição. Este aviso destina-se a evitar que tranque o veículo com as chaves dentro dele. O aviso soa até a chave ser removida do interruptor da ignição ou a porta do condutor ser fechada.

Com sistema smart key

Se a porta do condutor for aberta com o dispositivo smart key no interior do veículo e o botão de arranque/paragem do motor na posição ACC, ouve-se um sinal sonoro de lembrete da chave até que a porta do condutor seja novamente fechada.

Luz indicadora de velocidade de cruzeiro (se instalado)

Luz indicadora CRUISE (velocidade de cruzeiro)

A luz indicadora acende-se quando se liga o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro carregando no botão /CRUISE no volante. A luz indicadora apaga-se quando se carrega novamente no botão /CRUISE para desactivar o sistema.

Luz indicadora Cruise SET (ajuste da velocidade de cruzeiro)

A luz indicadora acende-se quando se carrega no interruptor de controlo da velocidade de cruzeiro (-SET ou RES+).

A luz indicadora cruise SET não se acende quando se carrega no interruptor de controlo da velocidade de cruzeiro (CANCEL) ou quando o sistema está desligado.

Para mais informações, consulte o parágrafo "Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro" na secção 5.

As luzes indicadoras do sistema de velocidade de cruzeiro acendem-se no ecrã LCD.

Advertência de excesso de velocidade (se instalado)

Luz de advertência de excesso de velocidade

Caso o veículo seja conduzido a 120 km/h ou mais, a luz de advertência de excesso de velocidade piscará para prevenir o motorista quanto a dirigir em velocidade excessiva.

Sinal sonoro de advertência de excesso de velocidade (se instalado)

Caso o veículo seja conduzido a 120 km/h ou mais, o sinal sonoro de advertência de excesso de velocidade soará durante 5 segundos para prevenir o motorista quanto a dirigir em velocidade excessiva.

Luz indicadora do sistema eléctrico da direcção assistida (EPS) (se instalado)

Esta luz indicadora acende-se depois de se rodar a chave de ignição para a posição ON, apagando-se depois de o motor começar a trabalhar.

Esta luz também se acende quando ocorre um problema como o EPS.

Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Indicador luminoso AUTO STOP (se instalado)

Este indicador acende-se quando o motor entra no modo de paragem ao ralenti do sistema ISG (Idle Stop and Go).

Quando ocorre a ligação automática, o indicador "AUTO STOP" do combinado de instrumentos fica aceso durante 5 segundos.

Para obter mais informações, consulte a secção sobre o sistema ISG (Idle Stop and Go) do capítulo 5.

INFORMAÇÃO

Quando o motor liga automatica-mente por acção do sistema ISG, algumas luzes de aviso (ABS, ESC, ESC OFF, EPS ou travão de estaciona-mento) podem acender-se durante segundos.

Isto acontece devido à baixa tensão da bateria. Não significa que há uma avaria no sistema.

Indicador luminoso de aviso de nível do líquido limpa-vidros em baixo

Esta luz de aviso indica que o depósito do líquido limpa-vidros está quase vazio.

Volte a encher o depósito deste líquido logo que possível.

Indicador de pressão baixa nos pneus/Indicador de avaria no sistema TPMS (se instalado)

O indicador de pressão baixa nos pneus acende-se durante 3 segundos depois de o interruptor da ignição rodar para a posição ON.

O indicador de pressão baixa nos pneus acende-se se houver um ou mais pneus com a pressão de enchimento bastante baixa.

Se houver um problema no Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus, o indicador de pressão baixa nos pneus pisca durante cerca de um minuto e acende-se em seguida.

Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Se as luzes de aviso se acenderem durante a condução, abrande imediatamente e pare o veículo. Evite travagens bruscas e manobras de correcção da direcção com o volante.

Encha os pneus com a pressão correcta, indicada na etiqueta de informação dos pneus do veículo.

AVISO - Pneus com pressão baixa

Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus torna o veículo instável e pode contribuir para a perda de controlo do veículo e maiores distâncias de travagem.

Além disso, a circulação contínua com os pneus nesse estado dará origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos.

AVISO - Paragens seguras

Indicador de preaquecimento (Motor diesel)

Este indicador luminoso acende-se com a ligação da ignição (interruptor na posição ON). O motor pode-se ligar depois do indicador luminoso de preaquecimento se apagar. O tempo de acendimento do indicador varia com a temperatura da água, a temperatura do ar e a carga da bateria.

INFORMAÇÃO

Se o motor não arrancar nos 10 segundos posteriores à conclusão do preaquecimento, volte a colocar o interruptor da ignição na posição LOCK durante 10 segundos, e depois na posição ON, para voltar a efectuar o preaquecimento do motor.

ATENÇÃO

Se o indicador luminoso de preaquecimento continuar aceso ou piscar de forma intermitente após o aquecimento do motor ou durante a condução, neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Luz de aviso do filtro de combustível (Motor diesel)

Esta luz de aviso acende-se 3 segundos após a ligação da ignição, apagando-se em seguida. Se ela se acender com o motor a trabalhar, indica a existência de água acumulada no filtro de combustível.

Se isso acontecer, retire a água do filtro.

Para obter mais informações, consulte "Filtro de combustível" no capítulo 7.

ATENÇÃO

Se a luz de aviso do filtro de combustível estiver acesa, a potência do motor (velocidade do veículo & ralenti) poderá diminuir.

Se continuar a conduzir com a luz de aviso acesa, pode danificar os componentes do motor e o sistema de injecção common rail do veículo.

Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Luz avisadora do sistema de escape (DPF) (motor diesel)

Esta luz avisadora ilumina-se

Quando ocorre uma avaria do sistema do filtro de partículas diesel (DPF).

Quando esta luz avisadora se acender, para a apagar será necessário conduzir o veículo

Se, apesar deste procedimento, a luz avisadora DPF continuar a piscar (nesta altura surge uma mensagem de aviso no LCD), recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

ATENÇÃO - Motor diesel com DPF (se instalado)

Se continuar a conduzir durante muito tempo com a luz avisadora do DPF a piscar de forma intermitente, poderá causar danos ao sistema DPF e agravar o nível de consumo.

Luz indicadora do limitador de velocidade (se instalado)

A luz indicadora acende-se quando se liga o sistema de controlo da velocidade carregando o no botão no volante. A luz indicadora apaga-se quando se carrega novamente no botão para desactivar o sistema.

Se houver um problema com o sistema de controlo da velocidade, a luz indicadora "OFF" começa a piscar.

Neste caso recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para que o problema possa ser resolvido.

Para mais informações, consulte o parágrafo "Sistema de controlo da velocidade" na secção 5.

As luzes indicadoras do limitador de velocidades acendem-se no ecrã LCD.

Veja também:

Fiat Punto. Como manter os cintos de segurança sempre eficientes
1) Utilizar sempre os cintos de segurança bem esticados, não torcidos; certificar-se de que os mesmos possam deslizar livremente sem impedimentos. 2) Após um acidente, sub ...

Škoda Fabia. Linhas de orientação e superfícies de contacto
Fig. 133 Visor do Infotainment: linhas de orientação / superfícies de contacto No visor são apresentados para além da área monitorizada por trás ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0135