Seat Ibiza: Vida útil dos pneus

Seat Ibiza / Conselhos / Rodas / Rodas e pneus / Vida útil dos pneus

 Indicadores de desgaste no perfil do pneu.
Fig. 195 Indicadores de desgaste no perfil do pneu.

Esquema de troca das rodas.
Fig. 196 Esquema de troca das rodas.

A duração dos pneus depende da pressão de ar dos pneus, do estilo da condução e da sua montagem correta.

Indicadores de desgaste

No fundo do perfil dos pneus originais estão colocados transversalmente em relação ao sentido da marcha "indicadores de desgaste " com 1,6 mm de altura Fig. 195. Estes indicadores, entre 6 e 8 conforme a marca, estão distribuídos a intervalos regulares, por todo o perímetro. A sua posição é indicada por umas marcas nos flancos dos pneus (p. ex. as letras "TWI" ou símbolos). Se o perfil é de 1,6 mm, medido desde o fundo das estrias existentes ao lado dos indicadores de desgaste, terá sido atingido o limite de profundidade mínimo permitido. Os pneus têm nesse caso de ser substituídos. Noutros países poderão vigorar valores diferentes.

Pressão dos pneus

Se a pressão dos pneus for incorreta, pode ocorrer um desgaste excessivo ou mesmo o rebentamento dos pneus. Por isso, é conveniente verificar a pressão pelo menos uma vez por mês.

Modo de condução

A condução rápida em curva, as acelerações e travagens bruscas, aumentam o desgaste dos pneus.

Troca de rodas

Quando houver um maior desgaste visível dos pneus da frente, recomenda-se uma troca dos pneus de trás com os da frente, conforme indicado no esquema Fig. 196. Deste modo os pneus atingem aproximadamente a mesma duração.

Calibragem das rodas

As rodas de um veículo novo estão calibradas.

Porém, devido a diversas circunstâncias durante a condução, pode ser originado um desequilíbrio, que se manifesta através de vibrações no volante.

Como o desequilíbrio implica também um maior desgaste da direção, da suspensão e dos pneus, deve-se mandar proceder a uma nova calibragem das rodas. Além disso, depois de montar um pneu novo, também é conveniente calibrar a respetiva roda.

Desalinhamento das rodas

O desalinhamento das rodas provoca não só um maior desgaste dos pneus, como reduz também a segurança de condução. Em caso de desgaste considerável, dirija-se a um serviço técnico para verificar o alinhamento das rodas.

ATENÇÃO Em caso de rebentamento de um pneu em andamento, existe risco de acidente.
  • Os pneus devem ser substituídos, o mais tardar, quando os indicadores de desgaste o indicarem. Caso contrário, existe o risco de acidente. A alta velocidade num piso húmido, os pneus gastos diminuem a aderência. Além disso, o veículo entra mais facilmente em "hidroplanagem" (aquaplaning).
  • A alta velocidade, os pneus com pressão insuficiente são submetidos a um maior trabalho de flexão. Por isso aquecem excessivamente.

    Isso pode provocar o desprendimento da banda de rodagem ou até mesmo o rebentamento do pneu, com o consequente perigo de acidente. Mantenha sempre os valores da pressão recomendados.

  • No caso de um considerável desgaste dos pneus, dirija-se a um serviço técnico para alinhar a direção.
  • Evite que os pneus entrem em contacto com produtos químicos, tais como óleo, combustível ou líquido dos travões.
  • Mande substituir imediatamente as jantes ou pneus defeituosos

 

Aviso sobre o impacto ambiental Uma pressão dos pneus insuficiente faz aumentar o consumo de combustível.
Veja também:

Mazda 2.  Espelhos Retrovisores Exteriores
AVISO Antes de mudar de faixa certifique-se sempre se existe algum veículo ao seu lado: É perigoso mudar de faixa sem co ...

Škoda Fabia. Retirar/aplicar
Fig. 103 Retirar o piso de carga variável Retirar Levantar o piso de carga variável no manípulo A no sentido da seta 1 de modo que a sua parte traseira se encontra ce ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados