Fiat Punto: Advertências gerais

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Airbag / Advertências gerais

AVISO: a ativação dos airbags frontais e/ou laterais é também possível sempre que o veículo for submetido a fortes colisões que interessam a zona na parte inferior do chassis, como por exemplo colisões violentas contra degraus, passeios ou ressaltos fixos do solo, quedas do veículo em grandes buracos ou poços nas estradas.

AVISO: a ativação dos airbags libera uma pequena quantidade de pós. Estes pós não são nocivos e não indicam um princípio de incêndio; além disso, a superfície da almofada desdobrada e o interno do veículo podem ser cobertos por um resíduo poeirento: este pó pode irritar a pele e os olhos. No caso de exposição, lavar-se com sabão neutro e água.

Atenção: em caso de acidente no qual tenha sido ativado qualquer dos dispositivos de segurança, procure a Rede Assistencial Fiat para substituí-los e para verificar a integridade da instalação.

Todas as intervenções de controle, reparação e substituição que concernem o airbag devem ser efetuadas na Rede Assistencial Fiat.

Se tiver de mandar o veículo para a sucata, é necessário dirigir-se à Rede Assistencial Fiat para desativar o sistema, além disso, em caso de troca de propriedade do veículo é indispensável que o novo proprietário tenha conhecimento das modalidades de uso e dos avisos acima indicados e entre em posse do "Manual de Uso e Manutenção".

AVISO: a ativação de pré-tensionadores, airbags frontais, airbags laterais dianteiros, é decidida de modo diferenciado, em base ao tipo de colisão. A falta na ativação de um ou mais destes não é sintoma de funcionamento irregular do sistema.

Não apoiar a cabeça, os braços ou os cotovelos nas portas, nas janelas e na área de desdobramento da almofada do airbag lateral de proteção da cabeça (Window Bag) para evitar possíveis lesões durante a fase de enchimento.

Nunca colocar a cabeça, os braços e os cotovelos fora da janela.

Se, a luz-espia não acende ao girar a chave na posição MAR ou permanece acesa durante a marcha (acompanhada da mensagem visualizada pelo display multifuncional, se previsto) é possível que haja uma anomalia nos sistemas de retenção; neste caso os airbags ou os pré-tensionadores podem não ativar- se em caso de acidente ou, num mais limitado número de casos, ativar-se de modo errado. Antes de prosseguir, dirigir-se à Rede Assistencial Fiat para o imediato controle do sistema.

Não cobrir o encosto dos bancos dianteiros e traseiros com revestimentos ou forros que não sejam predispostos para uso com Side bag.

Não viajar com objetos nas pernas, na frente do tórax e segurando entre os lábios, cachimbo, lápis, etc. Em caso de colisão com intervenção do airbag podem causar graves danos.

Conduzir mantendo sempre as mãos na coroa do volante de modo que, em caso de intervenção do airbag, este possa inflar-se sem encontrar obstáculos.

Não conduzir com o corpo dobrado para frente, mas, manter o encosto na posição ereta apoiando bem as costas.

Com a chave de ignição introduzida e na posição MAR, e com o motor desligado, os airbags podem ativar-se mesmo com o veículo estacionado, sempre que este seja impactado por um outro veículo em marcha.

Portanto, com o veículo estacionado não devem absolutamente ser colocadas crianças no banco dianteiro.

Além disso, lembre-se que com a chave introduzida na posição STOP nenhum dispositivo de segurança (airbag ou pré-tensionadores) se ativa em consequência de uma colisão; a falha na ativação destes dispositivos nestes casos, portanto, não pode ser considerada como sintoma de funcionamento irregular do sistema.

Se, o veículo foi objeto de roubo ou tentativa de roubo, se sofreu atos de vandalismos, inundações ou alagamentos, mandar verificar o sistema airbag na Rede Assistencial Fiat.

Ao girar a chave de ignição na posição MAR a luz-espia  (com airbag frontal lado passageiro ativado) acende e lampeja por alguns segundos, para lembrar que o airbag passageiro se ativará em caso de colisão, em seguida deve apagar-se.

Não lavar os bancos com água ou vapor em pressão (a mão ou nas estações de lavagem automáticas para bancos).

A intervenção do airbag frontal é prevista para colisões de gravidade superior àquela dos pré-tensionadores. Para colisões compreendidas no intervalo entre os dois limites de ativação é normal que entrem em função só os pré-tensionadores.

Não engatar objetos rígidos nos ganchos de pendurar roupas e nos manípulos de sustentação.

O airbag não substitui os cintos de segurança, mas aumenta a eficácia dos mesmos. Além disso, considerado que os airbags frontais não intervêm em caso de colisões frontais a baixa velocidade, colisões laterais, ou batidas em geral, nestes casos os ocupantes são protegidos só pelos cintos de segurança que devem ser sempre usados.

Veja também:

Mazda 2. Interruptor de Bloqueio dos Vidros Elétricos
Esta característica previne o funcionamento de todos os vidros elétricos, exceto o do condutor. Mantenha este interruptor na posição de bloqueio quando transportar crianças no veículo. Posià ...

Seat Ibiza. Entrada USB/AUX-IN
Fig. 111 Consola central: entrada USB/AUX-IN. Em função do equipamento e do país, o veículo pode dispor de diferentes tipos de ligação de USB/AUX-IN. A entrada USB/AUX-IN encontra- ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0116