Fiat Punto: Luzes-espia e sinalizações

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Luzes-espia e sinalizações

ADVERTÊNCIAS GERAIS

As sinalizações de advertência/ avaria ocorrem através do acendimento de uma luz-espia no quadro de instrumentos, podendo ser acompanhada por um sinal sonoro e, para algumas versões, mensagens no display.

Estas sinalizações são sintéticas e cautelares com o objetivo de sugerir a imediata ação que deve ser adotada pelo motorista, em situações que podem levar o veículo a condições extremas de uso. Esta sinalização não deve ser considerada completa e/ou alternativa ao especificado no presente manual de uso e manutenção, o qual recomendamos sempre uma atenta e aprofundada leitura. Em caso de sinalização de advertência/avaria, recorrer sempre ao quanto descrito no presente capítulo.

Nas páginas seguintes são demonstrados apenas alguns exemplos de situações em que pode ocorrer o acendimento de uma luz-espia no quadro de instrumentos e/ou visualização no display em algumas versões.

FLUIDO DOS FREIOS INSUFICIENTE (vermelha)

Girando a chave da ignição em MAR a luz-espia no quadro acende, mas deve apagar após soltar o freio de mão. A luz-espia acende para algumas versões, (juntamente com a mensagem visuali-zada no display e é emitido um sinal sonoro) quando o nível do fluido dos freios no reservatório desce abaixo do nível mínimo ou quando o chicote elétrico se romper ou for desligado.

Se a luz-espia  acender durante a marcha (juntamente com a mensagem visualizada no display), parar imediatamente e dirigir-se à Rede Assistencial Fiat.

FREIO DE MÃO ACIONADO (vermelha)

Acende-se ao acionar o freio de mão.

Se a luz-espia acender durante a marcha, verificar se o freio de mão está acionado.

AVARIA DO AIRBAG (vermelha)

Girando a chave da ignição na posição MAR a luz-espia no quadro deve acender e apagar após alguns segundos.

A luz-espia acende de modo permanente juntamente com a mensagem visualizada no display, para algumas versões, quando o Airbag apresentar anomalias de funcionamento.

Se a luz-espia   não acender ou se permanecer acesa com a chave na posição MAR, ou acender durante a marcha do veículo (juntamente com a mensagem visualizada no display) parar imediatamente o veículo e procurar a Rede Assistencial Fiat.

A avaria da luz-espia é sinalizada pelo lampejo da luz-espia   . Isto ocorre somente após 4 segundos de acendimento fixo da luz-espia   .

LUZ-ESPIA DE EXCLUSÃO DO AIRBAG DO LADO DO PASSAGEIRO (amarelo âmbar) (quando existente)

A luz-espia no quadro acende quando for desligado o airbag frontal do lado do passageiro por meio do MY CAR FIAT.

Com o Airbag frontal do lado do passageiro ligado, girando a chave da ignição em MAR, a luz-espia no quadro permanece acesa por cerca de 4 segundos e em seguida se apaga.

A luz-espia do Airbag frontal do passageiro sinaliza também eventuais anomalias da luz-espia   . Esta condição é sinalizada pelo lampejo intermitente da luz-espia mesmo além dos 4 segundos. Neste caso é necessário parar imediatamente o veículo e procurar a Rede Assistencial Fiat.

INSUFICIENTE CARGA DA BATERIA (vermelha)

Girando a chave da ignição na posição MAR a luz-espia no quadro acende, para algumas versões, e deve apagar logo que o motor funcione (com o motor em marcha lenta é admitido um breve atraso no desligamento). Se per-manecer acesa procure imediatamente a Rede Assistencial Fiat.

Para algumas versões, será visualizada no display juntamente com a mensagem indicativa de carga insuficiente da bateria.

INSUFICIENTE PRESSÃO DE ÓLEO DO MOTOR (vermelha)

Girando a chave da ignição em MAR a luz-espia no quadro acende e deve apagar logo que o motor funcione.

Na hipótese de uma baixa pressão de óleo no motor, a luz-espia permanece acesa no quadro de instrumentos e, em algumas versões, aparece a mensagem de texto no display juntamente com o sinal sonoro.

Se a luz-espia  acender durante a marcha do veículo (para algumas versões, juntamente com a mensagem visualizada no display), desligar imediatamente o motor e procurar a Rede Assistencial Fiat.

EXCESSIVA TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO DO MOTOR (vermelha)

Quando o motor estiver muito quente, não retire a tampa do reservatório de expansão, pois há perigo de queimaduras.

Girando a chave da ignição em MAR, a luz-espia no quadro acende e deve apagar após alguns segundos.

A luz-espia acende (para algumas versões, juntamente com a mensagem visualizada no display e emissão de um sinal sonoro) quando o motor está superaquecido.

Se acender durante a marcha, parar o veículo, manter o motor ligado e ligeiramente acelerado para permitir a circulação do líquido de arrefecimento.

Se a luz-espia não se apagar em 2 a 3 minutos, apesar das precauções tomadas, desligar o motor e solicitar assistência à Rede Assistencial Fiat.

Se o motor funcionar sem o líquido de arrefecimento, seu veículo poderá ser seriamente danificado. Os reparos, nestes casos, não serão cobertos pela Garantia.

ATENÇÃO: em caso de percursos muito severos é recomendável manter o motor funcionando e ligeiramente acelerado por alguns minutos antes de desligá-lo.

FECHAMENTO INCORRETO DAS PORTAS (vermelha)

Em algumas versões a luz-espia no quadro acende (juntamente com a mensagem visualizada no display) quando uma ou mais portas não estão perfeitamente fechadas.

Em algumas versões, com o veículo em movimento e estando alguma das portas abertas é emitido um sinal sonoro.

VELOCIDADE LIMITE ULTRAPASSADA (amarelo âmbar)

A luz-espia acende no quadro de ins-trumentos (para algumas versões, jun-tamente com a mensagem visualizada no display e emissão de sinal sonoro) quando o veículo ultrapassa a velocidade limite ajustada anteriormente.

CINTO DE SEGURANÇA (vermelha)

Ao posicionar a chave de ignição na posição MAR, a luz-espia do cinto de segurança se acende de modo fixo no quadro de instrumentos se o cinto de segurança do condutor não estiver afivelado.

A luz-espia se apagará quando o cinto de segurança do condutor for afivelado ou se tiver sido afivelado antes de colocar a chave de ignição na posição MAR.

Para veículos com airbag, o sinal sonoro, juntamente com a luz-espia, será ativado por 9 segundos quando, com a ignição ligada, ocorrer pelo menos uma das seguintes situações:

O sinal sonoro será interrompido se:

Passados 9 segundos, se os cintos ainda estiverem desafivelados:

AVARIA NO SISTEMA DE CONTROLE DO MOTOR (amarelo âmbar)

Em condições normais, girando a chave da ignição na posição MAR, a luz-espia acende e deve apagar quando o motor funcionar. O acendimento inicial indica o correto funcionamento da luz-espia.

Se a luz-espia permanecer acesa ou acender durante a marcha (para algu-mas versões, juntamente com a mensagem visualizada no display e emissão de sinal sonoro) sinaliza um mal fun-cionamento no sistema de alimentação/ ignição que pode provocar elevadas emissões na descarga, possível perda de desempenho, má dirigibilidade e consumo elevado.

Nestas condições pode-se prosseguir a marcha evitando solicitar grandes esforços ao motor ou altas velocidades. O uso prolongado do veículo com a luz-espia  acesa fixa pode causar danos.

Procure a Rede Assistencial Fiat o mais rápido possível.

A luz-espia apaga se o mau funcionamento desaparecer, mas o sistema memoriza a sinalização.

Se, girando a chave da ignição na posição MAR, a luz-espia não acender ou se, durante a marcha, acender-se procure a Rede Assistencial Fiat.

Ver item "Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente - Sistema OBD" no capitulo B.

RESERVA DE COMBUSTÍVEL (amarelo âmbar)

A luz-espia no quadro acende (pa-ra algumas versões, juntamente com a mensagem visualizada no display) quando, no reservatório, restarem cerca de 5,5 a 7,5 litros de combustível.

NÍVEL INSUFICIENTE OU FALTA DE GASOLINA NO RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO

Para algumas versões, a luz-espia no quadro acende quando, no reservatório, o nível de gasolina for insuficiente ou estiver vazio.

A falta de gasolina no reservatório pode dificultar a partida do veículo quando o mesmo estiver sendo usado com etanol.

SISTEMA ANTITRAVAMENTO DAS RODAS ABS INEFICIENTE (amarelo âmbar)

Girando a chave da ignição em MAR, a luz-espia no quadro acende e deve apagar após alguns segundos.

A luz-espia acende (para algumas versões, juntamente com a mensagem visualizada no display e emissão dosinal sonoro) quando o sistema está ine-ficiente. Neste caso, o sistema de freio mantém inalterada a sua eficácia, mas sem as potencialidades oferecidas pelo sistema ABS. Recomenda-se prudência de modo particular em todos os casos de aderência não ideal. É necessário dirigir-se à Rede Assistencial Fiat imediatamente.

CORRETOR ELETRÔNICO DE FRENAGEM EBD INEFICIENTE

O veículo está equipado com corretor eletrônico de frenagem EBD (Electronic Brake Force Distribution) quando dispuser do sistema freios ABS. O acendimento simultâ-neo das luzes-espia no quadro de instrumentos e  (juntamente com a mensagem visualizada no display e emissão de sinal sonoro) com o motor funcionando, indica uma anomalia no sistema EBD; neste caso, com frenagens violentas, pode ocorrer um travamento precoce das rodas traseiras, com possibilidade de perda da direção. Procure imediatamente a Rede Assistencial Fiat dirigindo com extrema cautela, para a verificação do sistema.

AVARIA NO SISTEMA DE PROTEÇÃO DO VEÍCULO - Fiat CODE (AMARELO ÂMBAR)

Girando a chave da ignição na posição MAR a luz-espia no quadro deve lampejar somente uma vez e depois apagar. Se, com a chave na posição MAR, a luz-espia permanecer acesa, indica uma possível avaria (ver o sistema Fiat code neste capítulo).

ATENÇÃO: o acendimento simultâneo das luzes-espia  e 5 indica avaria no sistema Fiat CODE.

AVARIA DAS LUZES EXTERNAS (amarelo âmbar)

Para algumas versões a mensagem é visualizada no display juntamente com emissão de sinal sonoro quando for verificada uma anomalia em algumas luzes externas: A anomalia referente a estas lâmpa-das pode ser: queima de uma ou mais lâmpadas, queima do relativo fusível de proteção ou interrupção da ligação elétrica.

NOTA: no caso das luzes de direção, no display, a visualização do símbolo indica uma avaria em uma luz do lado esquerdo, enquanto a visualização do símbolo  indica uma avaria em uma luz do lado direito. Para as demais luzes externas a indicação será com os dois símbolos juntos.

FARÓIS DE NEBLINA (verde)

A luz-espia no quadro acende quando são acesos os faróis de neblina.

INDICADOR DE DIREÇÃO ESQUERDA (verde) (intermitente)

A luz-espia no quadro acende quando a alavanca de comando das luzes de direção (setas) é deslocada para bai-xo ou, juntamente com a seta direita, quando for acionado o interruptor das luzes de emergência.

INDICADOR DE DIREÇÃO DIREITA (verde) (intermitente)

A luz-espia no quadro acende quando a alavanca de comando das luzes de direção (setas) é deslocada para cima ou, juntamente com a seta esquerda, quando for acionado o interruptor das luzes de emergência.

LUZES DE POSIÇÃO E FARÓIS (verde)

Acendem-se girando a empunhadura da posição 0 à posição . No quadro de instrumentos acende-se a respectiva luz-espia   .

FOLLOW ME HOME/ LUZES DE POSIÇÃO

A luz-espia no quadro acende (junta-mente com a mensagem visualizada no display) quando for ligado o dispositivo follow me e luzes de posição (ver o capítulo relativo).

FARÓIS ALTOS (azul)

A luz-espia acende quando são ligados os faróis altos.

INTERRUPTOR INERCIAL DE CORTE DE COMBUSTÍVEL

O acendimento da luz-espia, juntamente com a mensagem visualizada no display, pode ocorrer quando o interruptor inercial de corte de combustível (se disponível) é ativado ou quando o sistema eletrônico de corte de combustível (para algumas versões) for ativado através da central airbag (em caso de colisão).

Se, após a visualização da mensagem, for sentido odor de combustível ou forem observados vazamentos na instalação de alimentação, não religar o interruptor para evitar riscos de incêndio. Em caso de corte de combustível, é recomendável entrar em contato com as concessionárias da Rede Assistencial Fiat.

SINALIZAÇÃO DE AVARIA NO SENSOR CREPUSCULAR - AUTO LAMP (FARÓIS AUTOMÁTICOS)

O acendimento da luz-espia (para al-gumas versões juntamente com a mensagem visualizada no display e emissão de sinal sonoro), aparece quando for verificada uma anomalia no sensor de luminosidade externa (Auto lamp).

Procure a Rede Assistencial Fiat.

Em caso de avaria no sensor de luminosidade externa, as luzes de posição e faróis baixos podem ser ligados manualmente.

PILOTO AUTOMÁTICO (CRUISE CONTROL) (verde)

A luz-espia no quadro (se presente) acende (juntamente com a mensagem visualizada no display) com o interruptor de velocidade constante na posição ON, quando o dispositivo começa a intervir no motor.

SINALIZAÇÃO DE AVARIA NO SENSOR DE CHUVA

O acendimento da luz-espia (para algumas versões juntamente com a mensagem visualizada no display e emissão do sinal sonoro), aparece quando for verificada uma anomalia no sensor de chuva. Procure a Rede Assistencial Fiat.

Em caso de avaria no sensor de chuva, o funcionamento do limpador é obtido somente se ativado manualmente.

POSSÍVEL PRESENÇA DE GELO NA ESTRADA

Para algumas versões é visualizado no display quando a temperatura externa atinge ou desce abaixo dos 3C para advertir ao motorista da possível presença de gelo na estrada.

Veja também:

KIA Rio. Gancho(s) de fixação dos tapetes (se instalado)
Quando utilizar tapetes no piso dianteiro, certifique-se que fixa o(s) tapete(s) aos gancho(s) de fixação do seu veículo. A fixação impede os tapetes de desliz ...

Citroën DS3. Funcionamento geral
Recomendações É necessário efectuar uma pressão marcada, nomeadamente para os gestos "deslizados" (exploração de listas, deslocação do mapa...). Não é suficiente um ligeiro toque. O ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0145