Fiat Punto: Sensor de chuva

O sensor de chuva A-fig. 64, presente em algumas versões, é um dispositivo eletrônico, conjugado ao limpador do para-brisa, com a função de adequar automaticamente, durante o funcionamento intermitente, a frequência dos ciclos do limpador do para-brisa à intensidade da chuva.

Obs.: este sensor é disponível apenas com o espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Todas as outras funções controladas pela alavanca direita permanecem inalteradas.

Sensor de chuva

O sensor de chuva ativa-se automaticamente, colocando a alavanca da direita na posição fig. 65. Tem um campo de regulagem que varia progressivamente desde limpador parado (nenhum ciclo), quando o para-brisa está seco, até o limpador na primeira velocidade contínua (funcionamento contínuo lento) com chuva intensa.

O incremento da sensibilidade do sensor de chuva é sinalizado por um ciclo de aquisição e atuação do comando.

Acionando o lavador do para-brisa com o sensor de chuva ativado é realizado o ciclo normal de lavagem ao término do qual, o sensor de chuva retoma seu normal funcionamento automático.

Sensor de chuva

Girando a chave na posição STOP, o sensor de chuva é desativado e na partida seguinte (chave na posiçãoMAR) não se reativa mesmo se a alavanca tiver permanecido na posição fig.

65. Neste caso, para ativar o sensor de chuva, é suficiente deslocar a alavanca à outra posição qualquer e depois de novo em fig. 65.

Quando o sensor de chuva for reativado deste modo, verifica-se pelo menos um ciclo do limpador do para-brisa, mesmo estando seco, para sinalizar a reativação.

O sensor de chuva está localizado atrás do espelho retrovisor interno, em contato com o para-brisa, e dentro da área coberta pelo limpador. O mesmo comanda uma central eletrônica que por sua vez controla o motor do limpador do para-brisa.

A cada partida, o sensor de chuva estabiliza-se automaticamente na temperatura de aproximadamente 40C para eliminar da superfície de controle a eventual condensação e impedir a formação de gelo.

Não ativar o sensor de chuva durante a lavagem do veículo em um sistema de lavagem automática.

Se for necessário limpar o para-brisa, verificar sempre se o dispositivo está desligado.

O sensor de chuva reconhece e adapta-se automaticamente à presença das seguintes condições particulares que requerem uma sensibilidade diferente de intervenção:

Em caso de gelo ou barro no para-brisa, certificar-se do desligamento do dispositivo.

Veja também:

Fiat Punto. Regulagem do relógio (Hour)
Essa função permite a regulagem do relógio. Para efetuar a regulagem, proceder como indicado a seguir: ao pressionar brevemente o botão MENU ESC ou MENU , o dis ...

Opel Corsa. Líquido dos travões
Aviso O líquido dos travões é venenoso e corrosivo. Evitar o contacto com olhos, pele, tecidos e superfícies pintadas. O n&ia ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0131