KIA Rio: Arranque com cabos de corrente

Arranque com cabos de corrente

Ligue os cabos por ordem numérica e desligue-os pela ordem inversa.

O arranque com cabos de corrente pode ser perigoso se for feito de forma incorrecta. Assim, para evitar magoar-se ou danificar o veículo ou a bateria, siga os procedimentos do arranque com cabos de corrente. Se tiver dúvidas sobre como fazê-lo, recomendamos vivamente que recorra a um técnico competente ou a um serviço de reboque para executar o arranque com cabos de corrente.

ATENÇÃO

Utilize apenas um sistema de 12 volts. Se utilizar um sistema de 24 volts (duas baterias de 12 volts ligadas em série ou um gerador de 24 volts), pode danificar o motor de arranque de 12 volts, o sistema de ignição e outros componentes eléctricos de forma irreparável.

AVISO - Bateria

Procedimentos do arranque com cabos de corrente

1. Certifique-se de que a bateria auxiliar é de 12 volts e tem o borne negativo ligado à terra.

2. Se a bateria auxiliar for de outro veículo, não deixe os veículos tocarem um no outro.

3. Desligue todas as cargas eléctricas desnecessárias.

4. Ligue os cabos de corrente na sequência exacta mostrada na ilustração. Comece por ligar uma extremidade de um cabo ao borne positivo da bateria sem carga (1).

Depois, ligue a outra extremidade ao borne positivo da bateria auxiliar (2).

Prossiga ligando uma extremidade do outro cabo de corrente ao borne negativo da bateria auxiliar (3) e a outra extremidade a uma ponta metálica sólida e bem fixa (por exemplo, o suporte de elevação do motor) afastada da bateria (4). Não o ligue a ou perto de uma peça que se mova com a ligação do motor.

Não deixe os cabos de corrente tocarem em mais nada senão nos bornes correctos da bateria ou na ligação correcta à terra. Não se debruce sobre a bateria para fazer as ligações.

ATENÇÃO - Cabos da bateria

Não ligue o cabo auxiliar do borne negativo da bateria auxiliar ao borne negativo da bateria sem carga.

Se o fizer, poderá provocar o sobreaquecimento ou a rotura da bateria sem carga, provocando uma fuga de ácido.

Certifique-se de que liga uma das extremidades do cabo de corrente ao terminal negativo da bateria auxiliar e a outra extremidade a uma ponta metálica longe da bateria.

5. Ligue o motor do veículo com a bateria auxiliar e deixe-o trabalhar a 2000 rpm. Em seguida, ligue o motor do veículo com a bateria sem carga.

Se a causa da descarga da sua bateria não for evidente, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Veja também:

Opel Corsa. Cintos de segurança
Os cintos bloqueiam durante grandes acelerações ou desacelerações do veículo, mantendo os ocupantes na posição sentada. Assim, o risco de ferim ...

Škoda Fabia. Modo de funcionamento
 Fig. 137 Visor MAXI-DOT: Exemplos de indicadores de estado do limitador de velocidade  Fig. 138 Visor de segmento: Exemplos de indicadores de estado do limitador de velocidade ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0107