Seat Ibiza: Introdução ao tema

O sistema de observação do meio pode contribuir para evitar acidentes por alcance no intervalo de velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). O sistema dispõe da função Front Assist com travagem de emergência City e deteção de peões.

O sistema de observação do meio pode alertar ao condutor dentro das limitações do sistema de colisões iminentes, preparar o veículo em caso de perigo a uma travagem de emergência, prestar suporte durante a travagem e induzir uma travagem automática.

O Front Assist não substitui a atenção do condutor.

Advertência da distância

Se o sistema detetar que a segurança está em risco por circular demasiado perto do veículo precedente, pode avisar o condutor através de uma indicação no ecrã do painel de instrumentos quando circular a uma velocidade entre aproximadamente 60 km/h (37 mph) e 250 km/h (156 mph) Fig. 157.

O momento da advertência varia em função da situação do trânsito e do comportamento do condutor.

Pré-aviso (advertência prévia)

Se o sistema detetar uma possível colisão com o veículo precedente, pode avisar o condutor através de um sinal sonoro e uma indicação no ecrã do painel de instrumentos quando se circula a uma velocidade entre aproximadamente 30 km/h (18 mph) e 250 km/h (156 mph Fig. 157.

O momento da advertência varia em função da situação do trânsito e do comportamento do condutor. Ao mesmo tempo, prepara-se o veículo para uma possível travagem de emergência.

Advertência crítica

Se o condutor não reage ao pré-aviso, o sistema pode intervir de forma ativa nos travões, quando se circula a uma velocidade entre aproximadamente 30 km/h (18 mph) e 250 km/h (156 mph), provocando um breve solavanco para avisar sobre o perigo iminente de colisão.

Travagem automática

Se o condutor também não reage face à advertência crítica, o sistema pode travar o veículo automaticamente aumentando progressivamente a força de travagem quando se circula a uma velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). Reduzindo a velocidade em caso de uma possível colisão, o sistema pode contribuir para reduzir as consequências de um acidente.

Assistência à travagem

Se o Front Assist avisar que o condutor não trava o suficiente em caso de perigo de colisão, o sistema pode aumentar a força de travagem e evitar desta forma a colisão quando se circula a uma velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). A assistência à travagem apenas tem lugar quando o pedal de travão permanece pressionado com força.

ATENÇÃO A tecnologia inteligente incorporada no Front Assist não pode superar os limites impostos pelas leis da física. A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor.

Se o Front Assist emite uma advertência, então, em função das circunstâncias de trânsito, deverá travar imediatamente pressionando o travão ou evitar o obstáculo.

  • Adapte sempre a velocidade e a distância de segurança ao veículo precedente em função das condições de visibilidade, climatéricas, do piso e do trânsito.
  • O Front Assist não pode evitar por si mesmo acidentes e lesões graves.
  • Em situações de circulação complexas, o Front Assist pode avisar sem necessidade e intervir nos travões sem que seja desejado como, por exemplo, em caso de ilhéus.
  • Se o funcionamento do Front Assist estiver afetado, por exemplo, por sujidade ou desajuste do sensor de radar, o sistema pode emitir avisos desnecessários e intervir nos travões inoportunamente.
  • O Front Assist não reage durante o andamento face a pessoas ou animais, nem face a veículos que se cruzem ou se aproximem em direção contrária na mesma faixa.
  • Como condutor, deve estar sempre preparado para retomar o controlo do veículo.

 

Aviso
  • Quando o Front Assist provoca uma travagem, o pedal do travão fica "mais duro".
  • As intervenções automáticas nos travões do Front Assist podem ser interrompidas pressionando a embraiagem, o acelerador ou movendo o volante.
  • Se o Front Assist não funciona como descrito neste capítulo (p. ex., se intervém várias vezes de forma desnecessária), desligue-o.

    Dirija-se a uma oficina especializada para que o sistema seja verificado. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Veja também:

Seat Ibiza. Advertências de utilização e segurança
ATENÇÃO O assistente de marcha-atrás não permite calcular com precisão a distância a que os obstáculos se encontram (pessoas, veículos, etc.) nem pode salvar os limit ...

Mazda 2. Correntes de Segurança
As correntes de segurança devem ser usadas como medida de precaução, caso o atrelado se solte inadvertidamente. Estas devem passar sob o gancho do atrelado e ligar ao dispositivo de reboque. De ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0136