Toyota Yaris: PCS (Sistema de Segurança Pré-colisão)

Toyota Yaris / Condução / Toyota Safety Sense / PCS (Sistema de Segurança Pré-colisão)

O sistema de segurança pré-colisão usa o sensor da frente para detetar veículos na frente do seu veículo. Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, funciona um aviso para instar o condutor a tomar uma ação evasiva e a pressão potencial do travão é aumentada para ajudar o condutor a evitar a colisão. Se o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é extremamente elevada, os travões são aplicados automaticamente para ajudar a evitar a colisão ou ajudar a reduzir o impacto da colisão.

O sistema de segurança pré-colisão pode ser ativado/desativado e o momento do aviso pode ser alterado.

Aviso de pré-colisão

Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal é elevada, soa um sinal sonoro e o indicador de ativação do PCS pisca para instar o condutor a tomar uma ação evasiva.

Aviso de pré-colisão

Assistência à travagem pré-colisão

Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, o sistema aplica uma força superior aos travões em relação à força com que o pedal do travão é pressionado.

Travagem pré-colisão

Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, o sistema avisa o condutor. Se o sistema determina que a possibilidade de uma colisão é extremamente elevada, os travões são aplicados automaticamente para ajudar a evitar a colisão ou reduzir a velocidade da colisão.

AVISO

Limitações do sistema de segurança pré-colisão

O condutor é o único responsável pela segurança da condução. Conduza sempre com segurança tendo o cuidado de observar a área circundante.

Não utilize, em circunstância alguma, o sistema de segurança pré-colisão em vez das normais operações de travagem. Este sistema não impede colisões nem diminui danos ou lesões em qualquer situação. Não dependa excessivamente deste sistema. Fazê-lo pode provocar um acidente, resultando em morte ou ferimentos graves.

Embora este sistema seja concebido para ajudar a evitar e reduzir o impacto de uma colisão, a sua eficácia pode mudar de acordo com várias condições. Assim, o sistema não pode fornecer sempre o mesmo nível de desempenho.

Leia cuidadosamente as seguintes condições. Não dependa excessivamente deste sistema e conduza sempre com segurança.

Não tente, por si só, testar o funcionamento do sistema de segurança pré-colisão, uma vez que o sistema pode não funcionar corretamente, podendo conduzir a um acidente.

Travagem pré-colisão

Durante a condução, tal como quando conduz numa passagem de nível, o sistema pode determinar que a possibilidade de uma colisão com um objeto, como a barreira da passagem de nível é alta e operar a função de travagem pré-colisão. Para mover o veículo em caso de emergência, como caso o sistema funcione numa passagem de nível, realize as seguintes operações e em seguida tome as medidas necessárias para garantir a sua segurança.

Quando desativar o sistema de segurança pré-colisão

Alterar as configurações do sistema de segurança pré-colisão

Ativar/desativar o sistema de segurança pré-colisão

Prima o interruptor PCS durante 3 segundos ou mais.

A luz de aviso do PCS acende e é exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas.

Para ativar o sistema volte a premir o interruptor PCS.

O sistema de segurança pré-colisão é ativado de cada vez que o motor é posto em funcionamento.

Ativar/desativar o sistema de segurança pré-colisão

Alterar o momento de aviso de pré-colisão

Prima o interruptor PCS para ligar o indicador de ativação do PCS e exibir o atual momento de aviso no mostrador de informações múltiplas. De cada vez que prime o interruptor PCS o momento de aviso altera como segue: Se a configuração do momento de funcionamento foi alterada, a configuração será mantida na próxima vez que colocar o motor em funcionamento.

  1. Longe.

    O aviso começa a funcionar mais cedo do que na configuração padrão.

  2. Médio.

    Esta é configuração padrão.

  3. Perto.

    O aviso começa a funcionar mais tarde do que na configuração padrão.

Alterar o momento de aviso de pré-colisão

Condições de funcionamento

O sistema de segurança pré-colisão é ativado e determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada.

Cada função está operacional às seguintes velocidades:

Aviso pré-colisão:

Assistência à travagem pré-colisão:

Travagem pré-colisão:

O sistema pode não funcionar nas seguintes situações:

Cancelamento da travagem pré-colisão

Se qualquer das seguintes situações ocorrer durante o funcionamento da função de travagem pré-colisão, esta será cancelada:

Se o veículo for parado pela operação da função de travagem pré-colisão, a operação da função de travagem pré-colisão será cancelada, depois do veículo ter sido parado durante 2 segundos aproximadamente.

Condições sob as quais o sistema pode funcionar, mesmo que não haja possibilidade de colisão

Em algumas situações, como as seguintes, o sensor pode determinar que existe uma possibilidade de colisão frontal e operar.

Situações nas quais o sistema pode não funcionar devidamente

Em algumas situações, como as seguintes, um veículo pode não ser detetado pelo sensor da frente, impedindo que o sistema funcione corretamente:

Em algumas situações tal como as seguintes, a suficiente força de travagem pode não ser obtida, impedindo que o sistema funcione corretamente:

Se a luz de aviso PCS piscar

O sistema de segurança pré-colisão pode estar temporariamente indisponível ou pode haver uma avaria no sistema.

Nas seguintes situações a luz de aviso desliga e o sistema fica operacional quando as condições normais de funcionamento voltarem a reunir-se:

Se a luz de aviso PCS continuar a piscar o sistema pode estar avariado.

Leve o veículo para inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado, imediatamente

Se o VSC está desativado

Veja também:

Mazda 2. Função Aprendizagem do Reconhecimento de Voz (Registo de Voz)
A função aprendizagem do reconhecimento de voz adapta o sistema às características da voz do utilizador ao sistema. Se o reconhecimento dos comandos voz pelo sistema não for adequado, esta fu ...

KIA Rio. Alinhamento das rodas e equilíbrio dos pneus
As rodas do veículo foram atentamente alinhadas e equilibradas na fábrica, de modo a prolongarem ao máximo o tempo de vida útil dos pneus e a maximizarem a perfor ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.011