Renault Clio: Auxílio ao arranque em subida

Consoante o grau de inclinação, este sistema ajuda o condutor a arrancar numa inclinação. Impede que o veículo recue, consoante o grau de inclinação do piso, intervindo na travagem automática dos travões quando o condutor levanta o pé do pedal de travão para acionar o acelerador.

Funcionamento do sistema

O sistema só funciona se a alavanca de velocidades não estiver em pontomorto (posição diferente de N ou P nas caixas de velocidades automáticas) e o veículo estiver completamente parado (pedal de travão premido).

O sistema retém o veículo durante, aproximadamente, 2 segundos. Em seguida, a força de travagem é aliviada progressivamente (o veículo desliza em função da inclinação do piso).

O sistema de auxílio ao arranque em inclinações não pode impedir totalmente o veículo de recuar ou avançar em todas as situações (piso extremamente inclinado...).

O condutor pode, em qualquer caso, accionar o pedal de travão e impedir assim que o veículo recue ou avance.

O sistema de auxílio ao arranque em subida não deve ser utilizado para parar o veículo durante muito tempo; para isso, utilize o pedal de travão.

Esta função não foi concebida para imobilizar o veículo de forma permanente.

Se necessário, utilize o pedal de travão para parar o veículo.

O condutor deve manter-se particularmente vigilante quando circular em pisos escorregadios ou pouco aderentes e/ou muito inclinados.

Perigo de ferimentos graves.

Veja também:

Peugeot 207. Passagem para marcha-atrás
Levante o anel sob o manípulo e desloque a alavanca das velocidades para a esquerda e depois para a frente. Engrene a marcha-atrás apenas com o veículo parado e o motor em ralenti ...

Seat Ibiza. Memória
O MFA (indicador multifunções) apresenta diferentes valores de trajeto e de consumo. Alternar entre os modos de visualização do MFA Em veículos sem volante multifunção: pressione o botã ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0191