Renault Clio: Auxílio à travagem de urgência

Trata-se de um sistema complementar ao ABS que ajuda a reduzir as distâncias indispensáveis à paragem do veículo.

Princípio de funcionamento

O sistema identifica uma situação de travagem de urgência. Neste caso, o auxílio à travagem desenvolve instantaneamente a sua máxima potência para atingir o mais rapidamente possível a regulação ABS.

A travagem com ABS mantém-se enquanto o pedal de travão estiver accionado.

Acendimento do sinal de perigo

Nalgumas versões, estas luzes poderão acender-se em caso de forte desaceleração.

Antecipação da travagem

Nalgumas versões, quando o condutor retira rapidamente o pé do pedal de acelerador, o sistema antecipa a travagem para reduzir as distâncias de paragem.

Durante a utilização do regulador de velocidade:

Anomalias de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "MANDAR VERIFICAR OS TRAVOES" aparece no quadro de instrumentos em simultâneo com o indicador .

Consulte um representante da marca.

Estas funções constituem um auxílio suplementar em situações de condução crítica, por adaptar o comportamento do veículo ao tipo de condução.

Todavia, as funções não intervêm em lugar do condutor. Não aumentam as potencialidades do veículo e não devem ser tomadas como convite à condução a alta velocidade. Por isso, em caso algum as funções poderão substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor (este deve manter-se atento a situações imprevistas e delicadas que possam surgir durante a condução).

Veja também:

Citroën DS3. Luzes diurnas de LEDs
Esta iluminação diurna, assinatura do veículo, é composta por dois conjuntos de seis díodos electroluminescentes (LED), situados nos vertedouros sob cada luz. No arranque do veículo, de ...

Fiat Punto. Em viagem
A primeira regra para dirigir com segurança é a prudência. Prudência também significa estar em condições de prever um comportamento incorreto ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0185