Renault Clio: Controlo de estabilidade dinâmica (ESC) com controlo de subviragem e sistema antipatinagem

Renault Clio / Condução / Dispositivos de correção e de auxílio à condução / Controlo de estabilidade dinâmica (ESC) com controlo de subviragem e sistema antipatinagem

Controlo de estabilidade dinâmica ESC

Este sistema ajuda a manter a estabilidade do veículo em situações "críticas " de condução (contorno de um obstáculo, perda de aderência em curva, etc.).

Princípio de funcionamento

O volante possui um sensor que permite ao sistema reconhecer o tipo de condução escolhido pelo condutor.

Há outros sensores, distribuídos pelo veículo, que permitem avaliar a sua trajectória real.

O sistema compara as manobras do condutor com a trajectória real do veículo e corrige esta última, se necessário, provocando a travagem de algumas rodas e/ou actuando na potência do motor; o indicador pisca no quadro de instrumentos, se o sistema entrar em funcionamento.

Controlo de subviragem

Este sistema optimiza a acção do ESC em caso de subviragem acentuada (perda de aderência do trem dianteiro).

Sistema antipatinagem

Este sistema destina-se a limitar a patinagem das rodas motrizes e a conservar a trajectória do veículo em situações de arranque, de aceleração ou de desaceleração.

Princípio de funcionamento

Através dos sensores de rodas, o sistema mede e compara, constantemente, a velocidade das rodas motrizes e detecta uma eventual falta de aderência. Quando uma roda tem tendência para patinar, o sistema travaa até que a sua motricidade se torne compatível com o nível de aderência ao piso.

O sistema também actua no regime do motor, em função da aderência possível ao piso, independentemente da pressão exercida no pedal do acelerador.

Anomalias de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "MANDAR VERIFICAR ESC" e os indicadores e afixamse no quadro de instrumentos. Neste caso, oESC e o sistema antipatinagem são desactivados.

Consulte um representante da marca.

Inibição da função antipatinagem

Em algumas circunstâncias (condução em piso pouco aderente: neve, lama...

ou condução com pneus com correntes), o dispositivo pode reduzir a potência do motor para limitar a patinagem.

Veja também:

Opel Corsa. Tranque o sistema de transporte traseiro
Rode a maneta da esquerda (1) primeiro, seguido pela maneta direita (2) até parar. Ambas as manetas devem apontar para trás, de outra forma não se garante uma funcionalid ...

Mazda 2. Controlo do Vidro Elétrico do Condutor
Abertura/fecho normal Para abrir o vidro até à posição desejada, pressione ligeiramente e mantenha pressionado o interruptor. Para fechar o vidro até à posição desejada, puxe ligeirament ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0258