Renault Clio: Controlo de estabilidade dinâmica (ESC) com controlo de subviragem e sistema antipatinagem

Renault Clio / Condução / Dispositivos de correção e de auxílio à condução / Controlo de estabilidade dinâmica (ESC) com controlo de subviragem e sistema antipatinagem

Controlo de estabilidade dinâmica ESC

Este sistema ajuda a manter a estabilidade do veículo em situações "críticas " de condução (contorno de um obstáculo, perda de aderência em curva, etc.).

Princípio de funcionamento

O volante possui um sensor que permite ao sistema reconhecer o tipo de condução escolhido pelo condutor.

Há outros sensores, distribuídos pelo veículo, que permitem avaliar a sua trajectória real.

O sistema compara as manobras do condutor com a trajectória real do veículo e corrige esta última, se necessário, provocando a travagem de algumas rodas e/ou actuando na potência do motor; o indicador pisca no quadro de instrumentos, se o sistema entrar em funcionamento.

Controlo de subviragem

Este sistema optimiza a acção do ESC em caso de subviragem acentuada (perda de aderência do trem dianteiro).

Sistema antipatinagem

Este sistema destina-se a limitar a patinagem das rodas motrizes e a conservar a trajectória do veículo em situações de arranque, de aceleração ou de desaceleração.

Princípio de funcionamento

Através dos sensores de rodas, o sistema mede e compara, constantemente, a velocidade das rodas motrizes e detecta uma eventual falta de aderência. Quando uma roda tem tendência para patinar, o sistema travaa até que a sua motricidade se torne compatível com o nível de aderência ao piso.

O sistema também actua no regime do motor, em função da aderência possível ao piso, independentemente da pressão exercida no pedal do acelerador.

Anomalias de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "MANDAR VERIFICAR ESC" e os indicadores e afixamse no quadro de instrumentos. Neste caso, oESC e o sistema antipatinagem são desactivados.

Consulte um representante da marca.

Inibição da função antipatinagem

Em algumas circunstâncias (condução em piso pouco aderente: neve, lama...

ou condução com pneus com correntes), o dispositivo pode reduzir a potência do motor para limitar a patinagem.

Veja também:

Fiat Punto. Substituições fora do plano
A CADA 2 ANOS: Líquido dos freios TUTELA TOP 4/S. Líquido de arrefecimento do motor 50% Coolantup (vermelho) + 50% de água pura. CONTINUIDADE DA MANUTENÇ&At ...

Seat Ibiza. Palas de sol
Fig. 127 Pala do sol do lado do condutor. Possibilidades de regulação das palas do sol para o condutor e passageiro: Baixar o protetor contra o sol na direção do para-brisas. A p ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0183