KIA Rio: Posição do botão para ligar/ desligar o motor

KIA Rio / Conduzir o veículo / Botão para ligar/desligar o motor / Posição do botão para ligar/ desligar o motor

"OFF" (Apagado)

Com caixa de velocidades manual

Para desligar o motor (posição "START/ RUN") ou a alimentação eléctrica do veículo (posição "ON"), pare o veículo e pressione o botão para ligar/desligar o motor.

Com caixa de velocidades automática

Para desligar o motor (posição "START/ RUN") ou a alimentação eléctrica do veículo (posição "ON"), pressione o botão para ligar/desligar o motor com a alavanca da caixa na posição "P" (Estacionamento).

Se pressionar o botão para ligar/desligar o motor sem ter a alavanca da caixa na posição "P" (Estacionamento), o botão para ligar/ desligar o motor não passa para a posição "OFF", mas sim para a posição "ACC".

Além disso, para proteger o veículo de um eventual furto, o volante fica bloqueado se o botão ENGINE START/STOP (ligar/desligar o motor) estiver na posição OFF (desligado). O volante é bloqueado com a abertura da porta.

Veículo com bloqueio antifurto da coluna da direcção

Para proteger o veículo de um eventual furto, o volante fica bloqueado se o botão para ligar/desligar o motor estiver na posição "OFF".

O volante é bloqueado com a abertura da porta.

Se o volante não ficar devidamente bloqueado aquando da abertura da porta do condutor, soa o aviso sonoro. Se o problema não tiver sido resolvido, recomendamos que mande verificar o sistema por um concessionário autorizado Kia.

Além disso, se o botão para ligar/desligar o motor estiver na posição "OFF" após a abertura da porta do condutor, o volante não bloqueia e soa o aviso sonoro.

Nesse caso, feche a porta. O volante é bloqueado e deixa de ouvir o aviso sonoro.

INFORMAÇÃO

Se o volante não ficar devidamente bloqueado, o botão para ligar/desligar o motor não funciona. Pressione o botão para ligar/desligar o motor e, ao mesmo tempo, rode o volante para a direita e para a esquerda para libertar a tensão.

ATENÇÃO

Só é possível desligar o motor (posição "START/RUN") ou a alimentação eléctrica do veículo (posição "ON") com o veículo parado.

Numa situação de emergência com o veículo em andamento, pode desligar o motor e colocá-lo na posição "ACC" carregando no botão para ligar/desligar o motor durante mais de 2 segundos ou 3 vezes seguidas num espaço de 3 segundos. Se o veículo estiver ainda em andamento, pode voltar a ligar o motor sem carregar no pedal dos travões pressionando o botão para ligar/desligar o motor com a alavanca das mudanças na posição "N" (Ponto-morto).

ACC (Acessórios)

Com caixa de velocidades manual

Pressione o botão para ligar/desligar o motor com este na posição OFF e sem carregar no pedal da embraiagem.

Com caixa de velocidades automática

Pressione o botão para ligar/desligar o motor com este na posição OFF e sem carregar no pedal dos travões.

O volante desbloqueia e os acessórios elétricos ficam operacionais.

Se permanecer na posição ACC durante mais de 1 hora, o botão para ligar/desligar o motor desliga-se automaticamente para impedir a descarga da bateria.

ON

Com caixa de velocidades manual

Pressione o botão para ligar/desligar o motor com este na posição ACC e sem carregar no pedal da embraiagem.

Com caixa de velocidades automática

Pressione o botão para ligar/desligar o motor com este na posição ACC e sem carregar no pedal dos travões.

Pode verificar as luzes de aviso antes de ligar o motor. Não deixe o botão para ligar/desligar o motor na posição ON por muito tempo. Como o motor está desligado, a bateria pode descarregar.

START/RUN

Com caixa de velocidades manual

Para ligar o motor, carregue no pedal da embraiagem e no pedal dos travões, e pressione o botão para ligar/desligar o motor com a alavanca das mudanças na posição N (Ponto-morto).

Com caixa de velocidades automática

Para ligar o motor, carregue no pedal dos travões e pressione o botão para ligar/desligar o motor com a alavanca da caixa na posição P (Estacionamento) ou N (Ponto-morto). Para sua segurança, ligue o motor com a alavanca na posição P (Estacionamento).

INFORMAÇÃO

Se pressionar o botão ENGINE START/ STOP sem carregar no pedal da embraiagem (veículos com caixa manual) ou dos travões (veículos com caixa automática), o motor não arranca e o botão ENGINE START/STOP alterna pela seguinte ordem: OFF ➔ACC ➔ ON ➔ OFF ou ACC

INFORMAÇÃO

Se deixar o botão para ligar/desligar o motor na posição "ACC" ou "ON" por muito tempo, a bateria descarrega.

AVISO

Veja também:

Toyota Yaris. Retirar o pneu de reserva
Veículos com pneu de reserva compacto Veículos com estrado: Levante o estrado e puxe-o na sua direção para o remover. Remova a cobertura do piso da bagageira ...

Renault Clio. Abertura pelo interior
Puxe o manípulo 4. Por razões de segurança, as manobras de abertura/ fecho da porta só devem ser efectuadas com o veículo parado. Alarme de esquecimento de ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0151