Fig. 84 O condutor que não tiver colocado o cinto de segurança será
projetado para a frente.
Fig. 85 O passageiro do banco traseiro que não tiver colocado o
cinto de segurança é projetado para a frente, para cima do condutor que tem o
cinto colocado.
O modo como atuam as leis da fÃsica em caso de colisão frontal é fácil de explicar: um veÃculo ao ser colocado em movimento origina, tanto no veÃculo como nos seus ocupantes, uma energia denominada "energia cinética ".
A amplitude dessa "energia cinética" depende fundamentalmente da velocidade e do peso do veÃculo e dos seus ocupantes. Quanto maior for a velocidade e o peso do veÃculo, maior será a energia que deverá ser "absorvida " em caso de acidente.
A velocidade do veÃculo é, no entanto, o fator mais importante. Se, por exemplo, se duplicar a velocidade de 25 km/h (15 mph) para 50 km/h (30 mph), a energia cinética correspondente aumentará quatro vezes.
Dado que os ocupantes do veÃculo do nosso exemplo não têm o cinto de segurança colocado, em caso de colisão contra uma parede toda a energia cinética dos ocupantes só será absorvida pelo impacto referido.
Mesmo que circule apenas a uma velocidade entre 30 km/h (19 mph) e 50 km/h (30 mph), em caso de acidente o corpo será submetido a forças que facilmente poderão ultrapassar uma tonelada (1000 kg). Essas forças que atuam sobre o corpo aumentam quanto maior for a velocidade de circulação.
Os ocupantes do veÃculo, que não tiverem colocado os cintos de segurança, não se encontram, por conseguinte, "ligados" ao veÃculo.
No caso de uma colisão frontal essas pessoas continuarão, assim, a deslocar-se à mesma velocidade a que o veÃculo circulava, antes do embate. Este exemplo aplica-se não só à s colisões frontais, mas a todos os tipos de acidentes e colisões.
Mesmo a baixas velocidades, em caso de colisão, o corpo é submetido a forças que não se conseguem contrariar apenas com as mãos. Numa colisão frontal os ocupantes do veÃculo não protegidos com o cinto de segurança são projetados em frente de forma descontrolada, sofrendo embates, por exemplo, contra o volante, o painel de instrumentos ou o para-brisas Fig. 84.
É também importante que os ocupantes dos bancos traseiros coloquem os cintos de segurança, pois, em caso de acidente, poderiam ser projetados de forma descontrolada no habitáculo. Um passageiro que viaje sem cinto no banco traseiro põe em risco não só a sua própria integridade, mas também a dos ocupantes dos bancos dianteiros Fig. 85.
Fiat Punto. Antes de sair com o veículo
Verifique o correto funcionamento
das luzes e dos faróis.
Regule bem a posição do banco, do
volante e dos espelhos retrovisores, para
obter a posição melh ...
Mazda 2. Exceto Europa
Israel
SÃmbolos do diagrama:
I: Inspeção: Inspecione e limpe, repare, ajuste, abasteça ou substitua se
necessário. R: Substituir C: Limpar T: Apertar L:
Lubrificar D: Drenar
Observaçà ...
www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0104