Seat Ibiza: Gestão eletrónica do binário motriz (XDS)*

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Sistemas de travagem e estabilização / Gestão eletrónica do binário motriz (XDS)*

Na altura de fazer uma curva, o mecanismo diferencial do eixo motriz permite que a roda exterior gire a maior velocidade que a interior.

Desta forma, a roda que gira a maior velocidade (exterior) recebe menos binário motriz que a interior. Isto pode provocar que em determinadas situações, o binário aplicado à roda interior seja excessivo, provocando a sua derrapagem. Ao contrário, a roda exterior recebe menos binário motriz do que poderia transmitir. Este efeito provoca uma perda global de aderência lateral no eixo dianteiro, que se traduz numa subviragem ou "alargamento " da trajetória.

O sistema XDS consegue, através dos sensores e sinais do ESC, detetar e corrigir este efeito.

O XDS, através do ESC travará as rodas interiores e compensará o excesso de binário motriz na roda motriz interior. Isto permitirá que a trajetória solicitada pelo condutor se realize com maior precisão.

O sistema XDS funciona em combinação com o ESC e permanece sempre ativo, mesmo que o controlo de tração ASR se encontre desligado ou o ESC esteja no modo Sport.

Veja também:

Fiat Punto. Comutador de ignição
A chave pode girar para 3 posições diferentes fig. 6: STOP: motor desligado, a chave pode ser removida. Alguns dispositivos eléctricos (por ex.: autorrádio, trava ...

Fiat Punto. Ventilação
COMANDOS - fig. 54 A - Seletor para ligar o ventilador. B - Seletor para a distribuição do ar. Fluxo de ar direcionado para o corpo dos passageiros; nesta posição, ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0155