Seat Ibiza: Instruções de condução

A condução com reboque exige cautelas especiais.

Distribuição do peso

Com o veículo vazio e o reboque carregado, a repartição do peso não é correta. Se esta situação for, porém, inevitável, conduza a uma velocidade moderada.

Velocidade

Ao circular a maior velocidade, diminui a estabilidade do conjunto veículo/reboque. Por isso, se as condições do piso e meteorológicas são adversas (risco em caso de ventos fortes), não deverá conduzir no limite da velocidade máxima permitida. Esta recomendação aplica-se em especial no caso de descidas acentuadas.

Em todo o caso, deverá reduzir-se imediatamente a velocidade ao menor movimento oscilatório do reboque. Nunca tente "endireitar " o conjunto veículo/reboque através de aceleração.

Trave a tempo. No caso de um reboque com travão de inércia trave primeiro suavemente e depois rapidamente. Deste modo evitará os esticões provocados pelo bloqueio das rodas do reboque. Nas descidas pronunciadas, engrene de imediato uma mudança mais baixa, para aproveitar a travagem do motor.

Aquecimento

Com temperaturas muito elevadas, ao circular numa subida mais extensa com uma mudança baixa e um regime de rotações alto, deve vigiar o indicador da temperatura do líquido de refrigeração.

Controlo eletrónico de estabilidade*

O sistema ESC* ajuda a estabilizar o reboque em caso de derrapagem ou movimento oscilatório.

Veja também:

Škoda Fabia. Espelho exterior
 Fig. 53 Comando do espelho exterior: mecânico/elétrico As superfícies dos espelhos exteriores são (dependendo do equipamento do veículo) reguláveis ...

Citroën DS3. Funcionamento automático
Seleccione a posição D para a passagem automática das seis velocidades. A caixa de velocidades funcionará em modo auto-adaptativo, sem intervenção do condutor. Esta selecciona permanentemen ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0125