Seat Ibiza: Utilização do Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade)

Seat Ibiza / Utilização / Sistemas de assistência para o condutor / Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade) / Utilização do Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade)

À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade
Fig. 165 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade

À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade
Fig. 166 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade

Quando o controlo adaptativo de velocidade (ACC) está ligado, acende-se no painel instrumentos a luz de controlo verde e o ecrã mostra a velocidade programada e o estado do ACC Fig. 163.

Que ajustes se podem realizar no ACC?

Programar a velocidade

Para programar a velocidade, desloque a terceira alavanca situada na posição 1 para cima ou para baixo até visualizar no ecrã do painel de instrumentos a velocidade desejada.

O ajuste da velocidade efetua-se em intervalos de 10 km/h (6 mph).

Depois de iniciada a marcha, se se desejar definir a velocidade atual como velocidade de cruzeiro do veículo e ativar o ACC, pressione o botão Fig. 166. No caso de se desejar aumentar ou diminuir a velocidade em intervalos de 1 km/h (0,6 mph), desloque a alavanca para a posição 2 Fig. 165 ou pressione o botão .

A velocidade programada pode ser modificada com o veículo parado ou durante a condução, conforme se desejar. Qualquer modificação da velocidade programada é visualizada na parte inferior esquerda do ecrã no painel de instrumentos Fig. 163.

Programar o nível de distância

Para aumentar ou reduzir o nível de distância pressione o botão basculante para a direita/ esquerda Fig. 166 A.

No ecrã do painel de instrumentos modifica-se o nível de distância selecionado. É possível escolher entre 5 níveis de distância. A distância programada pode ser modificada com o veículo parado ou durante a condução, conforme se desejar.

Ligar e ativar o ACC

Para ligar e ativar o ACC, é preciso ter em conta a posição da alavanca seletora da caixa de velocidades, a velocidade do veículo e a posição da terceira alavanca do ACC.

Desligar e desativar o ACC

Para desligar o ACC, desloque a alavanca para a posição 0 Fig. 165 (encaixada). Nesse momento, aparece o texto ACC desativado e a função fica completamente desativada.

Se não se desejar desligar o ACC, mas sim passá-lo temporariamente para o modo inativo (Standby), desloque a terceira alavanca para a posição 3 Fig. 165 ou carregue no pedal do travão.

Se o veículo estiver parado e a porta do condutor se abrir, também passa para o modo inativo (Standby).

Ajustar o nível de distância por defeito no início da condução

Se o piso estiver molhado deverá escolher sempre uma distância maior em relação ao veículo da frente do que num piso seco.

As seguintes distâncias estão disponíveis para pré-seleção:

No sistema Easy Connect pode ajustar-se o nível de distância que deve estar ajustado ao ligar o ACC com o botão e os botões de função AJUSTES e Assistência ao condutor.

Ajustar o perfil de condução

Em veículos com SEAT Drive Profile, o perfil de condução selecionado pode influenciar o comportamento da aceleração e da travagem do ACC.

Em veículos sem SEAT Drive Profile, também se pode influenciar o comportamento do ACC através da seleção de algum dos seguintes perfis de condução no sistema Easy Connect:

Neste caso deve aceder-se aos ajustes do ACC através do botão e dos botões de função AJUSTES > Assistência ao condutor > ACC.

As seguintes condições podem provocar que o ACC não reaja:

ATENÇÃO Existe perigo de colisão por alcance quando se ultrapassa a distância mínima em relação ao veículo precedente e a diferença de velocidade entre os dois veículos é tão grande que a redução da velocidade pelo ACC não é suficiente.

Neste caso, deve-se travar imediatamente com o pedal do travão.

  • É possível que o ACC possa não detetar corretamente todas as situações.
  • "Colocar" o pé sobre o acelerador pode fazer com que o ACC não intervenha para travar.

    A aceleração do condutor tem prioridade face à intervenção do regulador de velocidade ou do controlo de cruzeiro.

  • Esteja sempre preparado para travar o veículo a qualquer momento.
  • Cumpra as disposições do país correspondente relativamente à distância mínima obrigatória em relação ao veículo precedente.
  • É perigoso ativar a regulação e retomar a velocidade programada se as condições da estrada, do trânsito ou da meteorologia não o permitem. Risco de acidente!

 

Aviso
  • Ao desligar a ignição ou o ACC o valor da velocidade memorizada é apagada.
  • Quando se desliga a regulação antipatinagem na aceleração (ASR) ou se ativa o ESC em Modo Sport* (), o ACC desliga-se automaticamente.
  • Nos veículos com sistema Start-Stop, o motor desliga-se automaticamente durante a fase de detenção do ACC e volta a ligar-se automaticamente para iniciar o andamento.
Veja também:

Fiat Punto. Repetição das informações áudio (Ver rádio)
ATENÇÃO: o display apresenta informações referentes ao autorrádio apenas se o mesmo for o modelo original montado pela Fiat. Esta função permite vi ...

Citroën DS3. Anomalia de funcionamento
O acendimento intermitente e, em seguida, fixo do avisador de pressão baixa dos pneus acompanhado pelo acendimento do avisador de "Service", indica um problema de funcionamento do sistema. Ne ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0143