Fiat Punto: Sensores de estacionamento

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Piloto automático / Sensores de estacionamento

O sistema de estacionamento, presente em algumas versões, verifica e alerta o motorista sobre a presença de eventuais obstáculos na parte traseira do veículo.

O sistema presta auxílio ao motorista na verificação da presença de crianças que brincam atrás do veículo, obstáculos, muretas, colunas, vasos com plantas, etc.

Através de quatro sensores alojados no para-choque traseiro fig. 68, o siste-ma verifica a distância entre o veículo e eventuais obstáculos; o motorista é alertado por um sinal sonoro intermitente e por uma tela específica no display de algumas versões fig. 69 que, entrando em funcionamento automático ao engatar a marcha a ré, indica ao motorista a dis-tância e o posicionamento do obstáculo conforme as barras gráficas da fig. 69, aumentando a frequência do sinal em relação à diminuição desta distância.

O som produzido pelo sinal sonoro torna-se contínuo quando a distância entre o veículo e o obstáculo for inferior a cerca de 30 cm.

O sinal sonoro cessa imediatamente se a distância do obstáculo aumentar. A frequência do sinal acústico permanece constante se a distância medida permanecer invariável. Quando esta situação for verificada pelos sensores laterais, o sinal é interrompido após cerca de 3 segundos para evitar, por exemplo, sinalizações em caso de manobras ao longo de um muro.

Sensores de estacionamento

ATENÇÃO: em caso de anomalia no sistema, o motorista é avisado por um sinal de alarme, evidenciado pelo acendimento da luz-espia è ou conforme versão, juntamente com a mensagem visualizada no display, (se disponível).

Distâncias de detecção:

Raio de ação central ... 150 +- 10 cm

Raio de ação lateral ...... 60 +- 10 cm

Se os sensores detectarem vários obstáculos, a central de controle sinaliza aquele com distância menor.

Sensores de estacionamento

A responsabilidade do estacionamento e de outras manobras perigosas é sempre do motorista. Quando são efetuadas estas manobras, certificar-se sempre de que no espaço de manobra não existam nem pessoas (especialmente crianças) nem animais. O sistema de assistência deve ser considerado um auxílio para o motorista, que não deve nunca reduzir a atenção durante as manobras potencialmente perigosas, mesmo se executadas em baixa velocidade.

Para o correto funcionamento do sistema de assistência para estacionamento é indispensável que os sensores posicionados nos para-choques estejam sempre limpos, livres de barro e sujeira.

Durante a limpeza dos sensores, prestar a máxima atenção para não riscá-los ou danificá-los. Evitar o uso de panos secos, ásperos ou duros. Os sensores devem ser lavados com água limpa ou, eventualmente, com shampoo para automóveis. Nos postos de lavagem que utilizam máquinas polidoras hidráulicas, com jato de vapor ou a alta pressão, limpar rapidamente os sensores mantendo o bico a mais de 10 cm de distância.

A instalação aleatória de ganchos de reboque ou de acessórios para transporte de objetos pode prejudicar o funcionamento do sistema.

Veja também:

Mazda 2. Revestimento Inferior
Este revestimento especial é aplicado às partes críticas por debaixo dos veículos para os proteger de danos causados por produtos químicos ou pedras. Este revestimento é suscetível de ser d ...

Mazda 2. Modo Trancamento de Emergência
Quando o cinto de segurança é colocado, estará sempre no modo trancamento de emergência. No modo trancamento de emergência, o passageiro mantém-se confortável com o cinto de segurança col ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0132