KIA Rio: Ligar o motor diesel

Para ligar o motor diesel com este frio, é necessário aquecê-lo previamente, ligálo e deixá-lo depois aquecer sem iniciar a condução.

1. Certifique-se de que o travão de estacionamento está engatado.

2. Caixa de velocidades manual - Carregue a fundo no pedal da embraiagem e coloque a caixa de velocidades em ponto-morto.

Mantenha os pedais da embraiagem e dos travões sob pressão ao mesmo tempo que pressiona o botão para ligar/desligar o motor na posição "START".

Caixa de velocidades automática - Coloque a alavanca da caixa na posição "P" (Estacionamento).

Carregue a fundo no pedal dos travões.

Pode também ligar o motor com a alavanca da caixa na posição "N" (Ponto-morto).

Ligar o motor diesel

3. Pressione o botão para ligar/desligar o motor sem carregar no pedal dos travões.

4. Continue a carregar no pedal dos travões até o indicador de aquecimento aceso se apagar (cerca de 5 segundos) 5. O motor liga-se quando o indicador de aquecimento se apaga.

INFORMAÇÃO

Se pressionar novamente o botão para ligar/desligar o motor com o motor em pré-aquecimento, o motor pode ligar-se.

Ligar e desligar o motor por causa da refrigeração do turbocompressor

1. Não acelere o motor logo após a ligação. Se o motor estiver frio, deixeo trabalhar ao ralenti durante alguns segundos, para permitir uma lubrificação suficiente do turbocompressor.

2. Depois de uma condução a alta velocidade ou prolongada, com grandes cargas sobre o motor, deixe-o a trabalhar ao ralenti durante cerca de 1 minuto antes de desligá-lo.

Este funcionamento ao ralenti permite que o turbocompressor arrefeça antes de o motor ser desligado.

ATENÇÃO

Não desligue o motor logo após ele ter sido sujeito a uma grande carga.

Pode danificar gravemente o motor ou o turbocompressor.

AVISO

O motor só arranca com a chave inteligente dentro do veículo.

Nunca deixe que crianças ou pessoas que não conheçam o veículo toquem no botão para ligar/desligar o motor ou em componentes afins.

ATENÇÃO

Se o motor for abaixo com o veículo em andamento, não tente colocar a alavanca da caixa na posição "P" (Estacionamento). Se o trânsito e as condições da estrada o permitirem, pode colocar a alavanca da caixa na posição "N" (Ponto-morto) com o veículo ainda em andamento e pressionar o botão para ligar/desligar o motor para tentar voltar a ligar o motor.

Ligar e desligar o motor por causa da refrigeração do turbocompressor

INFORMAÇÃO

ATENÇÃO

Não pressione o botão para ligar/ desligar o motor durante mais de 10 segundos, excepto se o fusível das luzes de travagem estiver queimado.

Veja também:

KIA Rio. Sistema antibloqueio das rodas nas travagens (ABS)
AVISO O sistema ABS (ou o sistema ESC) não previne acidentes decorrentes de manobras de condução incorrectas ou perigosas. Embora o controlo do veículo seja maior ...

Toyota Yaris. Orientações
O manuseamento do veículo torna-se diferente quando reboca um atrelado. De forma a evitar um acidente, morte ou ferimentos graves, tenha em atenção o seguinte quando rebocar: ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0105