Opel Corsa: Óleo de motor

O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo do motor a utilizar. A qualidade do óleo garante por exemplo a limpeza do motor, protecção anti-desgaste e controlo do envelhecimento do óleo, enquanto que a graduação da viscosidade dá informação da espessura do óleo numa variedade de temperaturas.

Dexos é a qualidade de óleo de motor mais recente que providencia uma protecção óptima para motores a gasolina e a diesel. Caso não esteja disponível, devem ser utilizados óleos de motor de outras qualidades adequadas. As recomendações para motores a gasolina também são válidas para motores a gás natural comprimido (GNC), gás de petróleo liquefeito (GPL) e etanol (E85).

Seleccionar o óleo do motor apropriado com base na respectiva qualidade e na temperatura mínima ambiente.

Atestar com óleo do motor Óleos de motor de fabricantes e marcas diferentes poderão ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo de motor em qualidade e viscosidade.

A utilização de óleo de motor apenas com a qualidade ACEA A1/B1 ou A5/ B5 é proibida, porque pode provocar

danos no motor a longo prazo em determinadas condições de funcionamento.

Seleccionar o óleo do motor apropriado com base na respectiva qualidade e na temperatura mínima ambiente.

Aditivos do óleo de motor adicionais A utilização de aditivos do óleo de motor adicionais pode causar danos e invalidar a garantia.

Graduações da viscosidade do óleo de motor A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo.

O óleo multigraduado é indicado por dois números, como p. ex.

SAE 5W-30. O primeiro número, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo número indica a viscosidade a altas temperaturas.

Seleccionar o grau de viscosidade adequado conforme a temperatura ambiente mínima.

Todos os graus de viscosidade recomendados são adequados para temperaturas ambiente elevadas.

Veja também:

Fiat Punto. Dirigir com segurança
Ao projetar o veículo, a Fiat trabalhou com empenho para obter um veículo capaz de garantir a máxima segurança aos passageiros. No entanto, o comportamento de quem diri ...

Toyota Yaris. Modo de seleção temporária de velocidades na posição D
Para conduzir no modo de seleção temporária de velocidades, opere os interruptores "-" e "+" nas patilhas no volante da direção. De seguida, as ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.014